NOTÍCIAS

"A falta de amor é a maior de todas as pobrezas". 

                    - Madre Teresa de Calcutá

 

 

 

 

 

 

(**) Feliz Natal 

O Lar Paulo de Tarso agradece em nome de todas as suas crianças e adolescentes, a atenção, o apoio e a amizade de vocês.

A fraternidade é a base de sustentação dessa nossa Corrente do Bem.

Desejamos a vocês um Feliz Natal e um Novo Ano de muita Paz, Solidariedade e Esperança.

Continuemos unidos e atuantes em 2018.

Que o aniversariante Jesus inspire a todos nós. 

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Chegou um novo príncipe

Em 11-12-2017 recebemos uma nova criança para morar no Lar Paulo de Tarso. É um menino de três anos de idade.

Como é natural estranhou um pouco o novo ambiente, mas rapidamente começou a se relacionar bem com as demais crianças.

As meninas mostraram para ele onde seria o seu armário individualizado para guardar as pequenas coisas. Em seguida um dos meninos convidou para ele conhecer alguns dos brinquedos existentes.  Em pouco tempo já estava familiarizado.

É mais um filho do coração, que será amado e protegido como todas as demais crianças e adolescentes acolhidas no Lar.

Continuemos todos somando nessa "Corrente do Bem". Agradecemos o apoio de todos vocês. 

 

 

 

 

 

 


(**) Avançando no “Cuidar de quem Cuida”
 

O Lar Paulo de Tarso continua priorizando o seu programa denominado “Cuidar de quem cuida”, que tem como principal objetivo a capacitação e a interação da sua equipe de Cuidadoras. 

Com o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi realizada nos dias 05 e 06-12-2017 mais uma capacitação da nossa equipe, que tivemos diversas atividades: palestra com uma nutricionista, prática de gastronomia, ginástica laboral, momentos de autoestima, oficina de horta, recreação, entre outras. 

O evento ocorreu nas dependências do próprio Lar, tendo a participação das cuidadoras, das crianças e dos adolescentes, bem como de outros colaboradores do nosso dia a dia. 

O Lar Paulo de Tarso agradece à equipe da UFRPE pelo apoio nessa “Corrente do Bem".  

Continuemos todos "Reconstruindo vidas com amor".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Que seja feliz!

Em 21-11-2017, após 02 anos morando no Lar Paulo de Tarso, um dos nossos meninos foi autorizado pelo Juizado da Infância e Juventude a ser inserido em uma família substituta.

Foi nítida a transformação positiva ocorrida nele durante estes 24 meses de vivência no Lar. Reduziu significativamente a insegurança e agressividade inicial, tornado-se uma criança mais comunicativa, sensível e sociável.

Parabenizamos aos membros da sua nova família pela iniciativa da adoção, recebendo “no seio filho de corpo alheio”.

De nossa parte ficaremos com a saudade dos momentos vivenciados, bem como a alegria íntima do dever cumprido.

O Lar continuará na sua missão de ser um Oásis de Esperança para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, acolhendo-as com amor durante um período crítico das suas vidas.

Agradecemos o apoio de vocês. Que Deus inspire a todos nós!

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Chegaram novas princesas

Em 01-11-2017 recebemos novas crianças para morar no Lar Paulo de Tarso. São 03 meninas com idades variando de um ano e meio a quatro anos.

A menor rapidamente interagiu com as suas novas irmãs do coração. As outras duas aos poucos foram se adaptando ao novo ambiente. Tudo dentro da normalidade de um primeiro dia.

O bonito é ver o esforço de todas as demais crianças para que a adaptação das novatas seja a mais rápida possível. Uma chama para brincar, outra empresta a boneca, a seguinte oferece uma fruta... É uma lição de solidariedade. Sejam muito bem-vindas!

Continuemos todos somando nessa "Corrente do Bem". Que Deus inspire a todos nós! 


 

 

 

 

 

 

 

(**) Em uma noite de sexta-feira

Em 27-10-2017 as crianças e adolescentes do Lar Paulo de Tarso tiveram mais uma noite alegre, reflexiva e saborosa: brincadeiras no pátio, reunião de Evangelho no Lar e deliciosas esfhias.

Diariamente logo após a janta, uma parte da nossa turminha se diverte no pátio. É um espaço relativamente pequeno, mas fica ao ar livre e sob os galhos de uma frondosa mangueira.

Nas sextas-feiras ocorre a nossa reunião de Evangelho no Lar, cujo momento é reservado para reflexões e diálogos sobre o ensinamento moral de Jesus. Realizamos da forma mais didática e interativa possível, correlacionando os ensinamentos com os desafios do dia a dia das nossas crianças e adolescentes.

Excepcionalmente ontem, também tivemos saborosas esfhias depois da reunião. Para a nossa turminha foi uma noite completa.

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Crianças por crianças

Durante algumas semanas as crianças que participam das atividades infantis da Associação Espírita Casa dos Humildes, trabalharam na confecção de brinquedos para presentearem as crianças do Lar Paulo de Tarso.

Em 21-10-2017, em uma tarde muito especial, ocorreu o encontro delas para marcar esta bela iniciativa de confraternização. O “deixai vir a mim as criancinhas...” alerta-nos de que na pureza dos corações infantis, não existe espaço para preconceitos ou discriminações.

A missão do Lar Paulo de Tarso é "acolher de forma integral crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, somando com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna, sem discriminações, espiritualizada e tendo o BEM como eixo de agregação"A única premissa para somar conosco é querer fazer o BEM. Apenas isto!

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os grupos e pessoas que nos visitam e apoiam, enriquecendo o nosso jardim multicor com as suas diversidades. 

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Passeio no Shopping

Em 14-10-2017 três das nossas crianças maiores foram passear em um Shopping Center na cidade do Recife. Um menino e duas meninas, com idades variando de 07 a 11 anos.

Foi uma manhã de sábado divertida, com direito a passeio pelos largos corredores, diversão no “Game Station” e um bom lanche no final. Ainda teve sorvete...

Será que elas se divertiram? As fotos e vídeo abaixo falam por si.

Enquanto isto acontecia, um grupo de visitantes também foi levar alegria e interatividade às demais crianças menores que ficaram no Lar. Quando se tem amor, um mais um é sempre mais do que dois.

Agradecemos pelo apoio contínuo de todos vocês. 


 

 

 

 

 

 

 

(**) Foram sete anos... Que seja muito feliz!

Entre as centenas de crianças e adolescentes que moraram no Lar Paulo de Tarso, nenhuma tinha ficado por mais de quatro anos. Todas foram encaminhadas no seu devido tempo, para uma das seguintes opções: reinserção na família de origem, inserção em família extensa ou adoção.

Há sete anos chegou uma certa menina para morar conosco, sendo ela agora uma adolescente. Durante este período, ela morou e conviveu com mais de cem crianças e adolescentes no Lar. Eles entravam, moravam e depois saíam para novos caminhos, mas ela continuava.

Quando chegou ao Lar era relativamente agressiva e insatisfeita, mas aos poucos foi se transformando em uma criança afável, alegre e comunicativa. Tornou-se uma adolescente plenamente inserida no dia a dia da vida social.

Em 10-10-2017, após a devida análise e decisão do Juizado da Infância e Juventude, ela se despediu para um novo voo na vida. Não mais estará morando no Lar, mas com certeza ficará para sempre no coração de todos que a conheceram.

É uma despedida que possui o especial binômio da “saudade” e da “alegria”. Que Deus sempre a inspire!

O Lar continuará atuando na sua missão de ser um “Oásis de Esperança” para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

(**) Chegou uma nova princesinha

Em 04-10-2017 recebemos uma nova criança para morar no Lar Paulo de Tarso. É uma menina de 04 anos de idade.

Sorriso fácil e transbordando simpatia. Uma alegria de menina, já brincando, correndo e interagindo com os seus novos irmãos do coração.

A dinâmica no Lar é intensa nas suas mais variadas atividades, visando sempre bem acolher as centenas de crianças e adolescentes que já moraram nesse nosso “Oásis de Esperança”.

Continuemos todos somando nessa "Corrente do Bem". Que Deus inspire a todos nós! 

(**) Chegaram duas novas crianças

Em 29-09-2017 recebemos duas novas crianças para morar no Lar Paulo de Tarso. São duas irmãs: uma de 3 anos e a outra de 1 ano e meio de idade.

São muito comunicativas e já estão bem ambientadas com a nossa turminha. Gostam de brincar, interagir e ver televisão. A pequenininha já quer mexer nos celulares das tias. Essa nova geração já nasce conectada. Rsrsrsrs...

Já são nossas filhas do coração e nunca mais deixarão de ser, mesmo quando chegar o momento de darem outros voos. A distância não rompe os verdadeiros laços afetivos.

Agradecemos o apoio de todos vocês nessa "Corrente do Bem".

 

 

 

 

 

 

 

 

 (**) Que sejam felizes!

Em 26-09-2017, após 06 meses morando no Lar Paulo de Tarso, dois dos nossos meninos foram autorizados pelo Juizado da Infância e Juventude a serem reinseridos na família original. São irmãos e retornaram para a mãe. 

Durante este período de acolhimento um intenso trabalho foi realizado, envolvendo diversas pessoas, para chegar a um patamar que possibilitasse a reinserção familiar. 

Com passagens concedidas por órgão público, eles foram morar no interior de outro estado brasileiro. Na medida do possível a nossa equipe técnica acompanhará nos próximos seis meses a caminhada dessa nova realidade. 

O Lar atua como um oásis de esperança para essas crianças e adolescentes, protegendo-as durante um período crítico das suas vidas. 

Que esses nossos lindos filhos do coração possam ser muito felizes neste retorno ao convívio maternal. 

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Recreação na pracinha

Em 23-09-2017 algumas das crianças e adolescentes do Lar Paulo de Tarso conjuntamente com o nosso recreador e uma das nossas cuidadoras, realizaram atividades esportivas em uma pracinha na proximidade.

São momentos para elas colocarem as energias física e mental em pleno exercício, bem como aumentar a interação com as pessoas que vivem na comunidade em que estamos inseridos.  

Na medida do possível procuramos participar cada vez mais do dia a dia da nossa circunvizinhança. Consideramos isso uma atitude importante de cidadania, solidariedade e responsabilidade social.

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Visita de estudantes 

No último sábado (16-09-2017) o Lar Paulo de Tarso recebeu a visita de estudantes da terceira e segunda série do ensino médio da Escola Amaury de Medeiros.

Houve distribuição de presentes, mediação de leitura e integração com as nossas crianças. Foi uma manhã significativa e marcante para a nossa turminha.

O nosso muito obrigado a todos que se envolveram de forma tão fraternal nesta bela iniciativa.

Aproveitamos a oportunidade para também agradecer o apoio que recebemos de diversos grupos e pessoas que nos visitam.

Continuemos todos somando nessa "Corrente do Bem". 


 

 

 

 

 

 


(**) Chegada de uma nova criança

Hoje (12-09-2017) recebemos uma nova criança para morar no Lar Paulo de Tarso. É um menino de quatro anos de idade.

Na primeira hora estranhou um pouco o novo ambiente, mas passo a passo foi conhecendo a turminha, falando com um, brincando com outro e pronto. Já ficou bem mais desenvolto e participativo.

É o nosso novo filho do coração, que poderá morar por dias, meses ou anos conosco. Não sabemos o futuro, mas temos a certeza que ele será muito amado.

(**) Aniversário de uma adolescente 

Em 04-09-2017 uma nossa adolescente completou 14 anos de vida. Ela mora há quase sete anos no Lar Paulo de Tarso. O tempo passou em uma piscar de olhos.

A fisionomia preocupada do passado deu espaço para uma adolescente alegre e sorridente. No momento é a nossa filha do coração que mora há mais tempo no Lar.

Neste dia de comemoração natalícia, não podemos deixar de fazer uma reflexão: por que o excessivo tempo dela em uma casa de acolhimento, considerando que o prazo máximo seria de dois anos para uma reinserção familiar, inserção em família extensa ou adoção?

Paralelamente à nossa reflexão, todos os que fazem o Lar Paulo de Tarso querem muito é abraçá-la, protegê-la, amá-la e cantar o “Parabéns para você”. Que Deus sempre a inspire!

Agradecemos o apoio de todos vocês nessa “Corrente do Bem”.

 

 

 

 

 

 

 

(**) Eleição de nova diretoria

No mês de agosto-2017 ocorreu a eleição da nova diretoria executiva e do conselho fiscal do Lar Paulo de Tarso para o triênio de 04-09-2017 a 03-09-2020. Como de costume o processo transcorreu dentro de um clima de plena união, harmonia e democracia.

A Diretoria Geral será ocupada por Renata Kalline Lins Silva. A Renata já é membro da atual diretoria executiva e atua no Lar Paulo de Tarso há 14 anos.

Todos os atuais diretores estarão somando de forma ativa e abrangente com a próxima diretoria executiva, atuando nas mais variadas atividades dentro do escopo de trabalho do Lar Paulo de Tarso.

A relação completa dos nomes da nova diretoria executiva e do conselho fiscal encontra-se neste site no menu "Diretoria".

Agradecemos a todos que colaboraram com a atual gestão, pela dedicação, comprometimento e idealismo na sustentação do lema “Reconstruindo Vidas com Amor”. 

 

(**) Domingo no sítio

Em 27-08-2017 as crianças e adolescentes do Lar Paulo de Tarso, acompanhadas por voluntários e cuidadoras, aproveitaram o contato direto com a natureza em um sítio localizado na região metropolitana de Recife.

Foi um domingo enriquecedor, onde elas correram, caminharam, jogaram futebol, andaram a cavalo, deram comida aos macaquinhos nas árvores, entre outras iniciativas. Foi um dia intenso e maravilhoso.

São momentos inesquecíveis de alegria, amizade, solidariedade e fraternidade. A felicidade não é tão distante como alguns pensam.

Agradecemos aos organizadores do passeio, bem como aos proprietários do sítio que gentilmente propiciaram este belo dia para a nossa turma.

Continuemos todos somando nesta "Corrente do Bem".

 

 

 

 

 

 

 


(**) Que sejam felizes!

Em 25 e 26-08-2017 cinco das nossas crianças foram autorizadas pelo Juizado da Infância e Juventude para serem adotadas por um total de três famílias. Elas moraram dez meses no Lar Paulo de Tarso.

Nos próximos seis meses elas serão acompanhadas psicologicamente e socialmente nesse processo de adaptação à nova realidade.

O Lar atua como um oásis de esperança para essas crianças, protegendo-as durante um período emergencial das suas vidas. Elas podem morar conosco por dias, meses ou anos, mas um dia iniciarão um novo vôo.

Que as novas famílias e as lindas crianças sejam muito felizes. 

Agradecemos o apoio de vocês. Que Deus inspire a todos nós!

 

 

 

 

 

 

 



(**) Cuidar de quem cuida

O Lar Paulo de Tarso possui um programa denominado “Cuidar de quem cuida”, que tem como objetivo a capacitação e interação da sua equipe de Cuidadoras.

Em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi iniciada em 23-08-2017 uma capacitação com foco nos aspectos de relacionamento pessoal, lidar com as emoções, especificidades no trato com crianças e adolescentes, entre outras vertentes prioritárias da atividade.

O evento ocorreu em espaço gentilmente cedido pelo Núcleo Espírita Auta de Souza (NEAS), tendo a participação de cuidadoras, pedagoga, membros da direção e das facilitadoras da UFRPE. 

O Lar Paulo de Tarso agradece o apoio de todos vocês nessa "Corrente do Bem". Continuemos todos "Reconstruindo vidas com amor".

 

 

 

 

 

 

 

 

 (**) Chegada de nova criança

Hoje (16-08-2017) recebemos uma nova criança para morar no Lar Paulo de Tarso. É uma menina de dois anos de idade.

Como já tínhamos duas irmãs gêmeas de dois anos e meio, então a integração foi rápida e dinâmica com os seus novos irmãos do coração, inclusive já participando de atividades recreativas.

Atualmente moram 16 crianças e adolescentes no Lar, sendo oito meninos e oito meninas. Todas dentro de uma faixa etária variando de dois a treze anos.

Agradecemos o apoio de todos vocês nessa "Corrente do Bem".

Que Deus inspire a todos nós!


 

 

 

 

 


(**) Passeio e Festinha de Aniversário

Nestes últimos dias colaboradores do Lar Paulo de Tarso proporcionaram momentos de confraternização, entretenimento e alegria para as nossas crianças e adolescentes.

Em 04-08-2017 a colaboradora Carolina levou três das nossas crianças para passarem agradáveis horas na sua residência, com direito a almoço e lanche, além dos momentos de divertimento em parque verde na proximidade.

Em 05-08-2017 a colaboradora Suely teve a feliz iniciativa de realizar o seu próprio aniversário no Lar Paulo de Tarso, compartilhando a sua alegria com todas as nossas crianças.

Iniciativas como estas propiciam momentos inesquecíveis para as crianças, bem como a serena paz de espírito para aqueles que organizam e viabilizam.

Aproveitamos este momento e agradecemos o apoio de todos os nossos colaboradores e voluntários que diariamente somam com as nossas atividades.

(**) Esporte, lazer, arte e escola

Nos últimos dias do mês de julho - 2017 as crianças e adolescentes do Lar Paulo de Tarso tiveram uma intensa dinâmica de atividades. Foi a semana de término das férias e do consequente retorno à escola.

Com o apoio de voluntários e colaboradores nesta nossa "Corrente do Bem", tivemos várias e agradáveis vivências:

- Exercícios físicos no pátio do próprio Lar, dentro do momento semanal de recreação;

- Participação em um show infantil no Shopping Center;

- Ida ao cinema;

- Momento de pintura, incentivando um despertar pela arte;

- Retorno às atividades na escola municipal Paulo Freire.

Alguém tem alguma dúvida se elas adoraram? Só não temos certeza em relação ao retorno dos estudos escolares. Rsrsrs...

A felicidade é fácil de ser proporcionada, pois a encontramos no carinho das pequenas coisas.

Agradecemos o apoio contínuo de vocês. Que Deus inspire a todos nós!

(**) Edital de Convocação - Assembleia Geral Ordinária - Instituição de Caridade Lar Paulo de Tarso CNPJ Nº. 35.618.933/0001-21 

Ficam os associados da INSTITUIÇÃO DE CARIDADE LAR PAULO DE TARSO, que estejam com suas obrigações em dia conforme rege o Estatuto Social, convidados a se reunirem em Assembleia Geral Ordinária a se realizar no dia 07 de agosto de 2017 às 19h30min na sede social da Instituição, na Rua Clotilde Machado, nº 80, IPSEP, nesta cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, a fim de eleger a nova Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal com mandato para 04/09/2017 a 03/09/2020. A posse será automática em 04-09-2017.

Recife, 20 de julho de 2017
Atenciosamente,
Gezsler Carlos West - Diretor Geral 

(**) Sábado no Circo

 

Em 15-07-2017 à tarde uma parte da nossa turminha foi assistir a um espetáculo circense. Alegria e satisfação garantida.

Imaginem vocês os olhos das crianças diante de palhaços, trapezistas, malabaristas, equilibristas e outros mais. Tudo isto ao vivo, a uma distância de poucos metros. São sonhos realizados, que ficarão para sempre na memória como uma saudável e inesquecível vivência.

Além de tudo, ainda tiveram direito a pipocas e lanches. Uma tarde completa. Durante muitos dias este espetáculo será o ponto principal do diálogo entre elas, relembrando em detalhes cada momento vivido.

Agradecemos aos nossos voluntários e colaboradores, que organizaram toda a logística desse passeio. Continuemos somando nessa Corrente do Bem.  

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Evento do COMDICA


Em 13-07-2017 foi realizado pelo Conselho Estadual de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), um seminário sobre os 27 anos da existência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O evento serviu como análise e reflexão sobre o caminho percorrido, bem como de amadurecimento sobre os novos passos a serem dados. Dentro do evento também teve o Fórum Social da Criança e do Adolescente (FOSCAR).

O Lar Paulo de Tarso esteve presente no respectivo seminário, que foi representado pela sua Educadora e 03 (três) das suas crianças maiores.

O Lar procura sempre atuar no dia a dia dos fóruns de âmbito federal, estadual e municipal, que possuam como foco a “criança e o adolescente em situação de vulnerabilidade social”. Consideramos de vital importância essa interação no campo da cidadania.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) encontra-se disponibilizado no neste site no final da sua página inicial.

Agradecemos o apoio contínuo de todos vocês nessa Corrente do Bem. 

 

(**) Compartilhando vivências

 

Conforme ocorre semanalmente no Lar Paulo de Tarso, em 07-07-2017 à noite realizamos o Evangelho no Lar. Neste momento dialogamos de forma bem interativa sobre o “amar ao próximo como a si mesmo”.  Situações vivenciadas pelas nossas crianças são analisadas sob a ótica da fraternidade. Todas elas participam.

 

As ocorrências e relatos são os mais variados: dividir o brinquedo com a amiguinha, cuidar dos animais, não discriminar qualquer pessoa, ter bom relacionamento na escola etc. É uma graça escutar 15 crianças de dois a treze anos de idade, externarem cada uma o seu mundinho interior.

 

O assunto foi sobre o cuidar da natureza, quando se conversou sobre a flora (citaram o benefício da sombra da mangueira do nosso pátio), a fauna (falaram em não prender os passarinhos em gaiolas) etc.

 

Depois da reunião excepcionalmente tivemos saborosas esfhias, que sem dúvidas foi uma grande festa para elas.

 

Agradecemos o apoio contínuo de todos vocês.

 

(**) Chegada de nova criança 

Em 22-06-2017 pela manhã recebemos uma nova criança para morar no Lar Paulo de Tarso. É um menino de quatro anos de idade.

Está se integrando rapidamente com os seus novos irmãos do coração, inclusive já participando das atividades recreativas no dia em que chegou. 

Ele é mais um nosso filho do coração, que será protegido, cuidado e principalmente amado. Seja muito bem-vindo! 

Atualmente moram 15 crianças e adolescentes no Lar, sendo 08 meninos e 07 meninas. Todas dentro de uma faixa etária variando de dois a treze anos.  

Agradecemos o apoio de vocês nessa "Corrente do Bem". Que Deus inspire a todos nós!

 

(**) Festinha de São João 

 

Em 17-06-2017 foi realizada uma festinha de São João no Lar Paulo de Tarso. Foi simples, alegre e aconchegante. 

Sendo o São João uma festa tradicional e cultural no nordeste brasileiro, muitas pessoas se reúnem para dançar uma quadrilha, saborear comidas tradicionais da época e confraternizar. 

No Lar o clima não foi diferente, as crianças utilizaram roupas típicas e dançaram uma animada quadrilha. Também tivemos saborosas canjicas, milhos cozidos, bolos, pipocas, pastéis e diversas outras iguarias. Tudo isto recheado com muita amizade. 

Ah, os adultos também aproveitaram e dançaram com ritmo ao lado das crianças. Foi tudo muito bom. 

O nosso obrigado pelo apoio de todos vocês.

 

 

 

 

 

 

 

(**) Que sejam felizes!

Em 15-06-2017 duas das nossas crianças foram autorizadas pelo Juizado da Infância e Juventude para a inserção familiar. São irmãs. Na totalidade moraram aproximadamente dois anos no Lar Paulo de Tarso.

Nos próximos seis meses elas serão visitadas periodicamente pelas nossas psicóloga e assistente social, a fim de serem acompanhadas no processo de adaptação à nova realidade (relacionamento familiar, frequência na escola, cuidados com a saúde etc.). 

Como sempre acontece nestes momentos, a saudade que elas deixam em todos nós será balanceada pela alegria do dever cumprido.

O objetivo do Lar é ser um oásis de esperança para essas crianças, protegendo-as durante um período crítico das suas vidas. 

Elas podem morar conosco por dias, meses ou anos, mas não nos pertencem. Um dia a vida as convida para outras vivências...

Agradecemos o apoio de vocês. Que Deus inspire a todos nós!


(**) Passeio no Shopping Center

Em 03-06-2017 quatro das nossas crianças maiores passearam em um Shopping Center. Um menino e três meninas.

Como todas as crianças, elas ficaram encantadas com os grandes corredores, a diversidade das lojas, o atrativo "Game Station" e o insubstituível lanchinho no final.

Na impossibilidade logística de levar todas ao mesmo tempo, pouco a pouco elas vão em grupos, completando assim o rodízio.

Andaram, foram nos brinquedos, ganharam pequenos brindes e terminaram em um gostoso lanche. Momentos simples, mas marcantes para elas.

Agradecemos pelo apoio de todos vocês nessa Corrente do Bem.

(**) Aniversário do Lar Paulo de Tarso 

Em 27-05-2017 o Lar Paulo de Tarso completou 26 anos de existência. Já ultrapassou um quarto de século acolhendo de forma integral crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade

Com o lema "Reconstruindo Vidas com Amor" tem somado com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna, sem discriminações, espiritualizada e tendo o BEM como eixo de agregação.

Na sua atuação tem priorizado os valores éticos do "Sim à Vida desde a Concepção", da "Cultura de Paz" e da "Espiritualidade do Ser"

A sua referência moral é a mensagem universal e fraternal de Jesus: "ame a teu próximo como a ti mesmo e não faça aos outros o que não quer que façam contigo".

No Lar Paulo de Tarso não existem destaques. Todos trabalham lado a lado por um mundo melhor.

No caminhar desta estrada centenas de crianças e adolescentes já moraram no Lar. Todas recebendo o cuidado e o carinho que sempre mereceram. Elas são e serão para sempre filhos e filhas do coração.

Neste dia de aniversário agradecemos em especial a Deus, bem como aos trabalhadores, colaboradores, voluntários e parceiros que tornaram e tornam possível a contínua construção desta estrada.

Recebam todos o nosso muito obrigado.

(**) Que seja feliz!

Em 18-05-2017 uma das nossas crianças foi liberada pelo Juizado da Infância e Juventude para a inserção familiar. Ela morou mais de sete meses no Lar Paulo de Tarso.

Quando chegou era tímida e com diversas carências. Foi recebida com carinho e muitos cuidados. Apresenta hoje significativos progressos em todos os sentidos, em especial no relacionamento humano.

Como sempre ocorre nestes momentos, deixou muitas saudades.

Desejamos que tenha muita paz nessa nova etapa da sua vida. Que Deus sempre a inspire.

(**) Visita ao Espaço Ciência 

Em 16-05-2017 as crianças maiores do Lar Paulo de Tarso visitaram o Espaço Ciência, que fica situado entre as cidades de Recife e Olinda. É um museu interativo de ciência, ocupando uma área de 120 mil m². É considerado o maior museu a céu aberto da América Latina. 

A estrutura lembra a de um parque. Possui experimentos interativos, exposições, trilhas com temas nas  áreas de Água, Movimento, Percepção, Terra e espaço, Observação de manguezal. Toda a visita foi acompanhada por monitores do museu. 

O evento foi organizado pela nossa Educadora, sendo apoiada por duas voluntárias do Lar. 

Agradecemos o apoio contínuo de todos vocês.

 

(**) Passeio ao Jardim Botânico

 

Em 14-05-2017 uma parte da turminha do Lar Paulo de Tarso visitou o Jardim Botânico do Recife, que fica situado dentro da região metropolitana.

 

É um local muito tranquilo onde se pode ouvir e ver alguns animais típicos da região, como pequenos macacos e pássaros variados. Possui rica diversidade de flora, trilhas e jardins.

 

Nossas crianças também participaram de um momento musical e diversas brincadeiras, com muita alegria e interação. Este passeio agregou entretenimento, conhecimento e ambientalismo. 

 

Agradecemos a todos os voluntários que proporcionaram este momento.

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Vivências

Todos os dias o Lar Paulo de Tarso experimenta uma intensa dinâmica de atividades em atendimento às suas variadas demandas.

Destacamos hoje (05-05-2017) algumas dessas atividades, que ocorreram nos últimos dias:

- Ampliando horizontes: atividade exercida semanalmente por uma voluntária, que objetiva dialogar com as crianças maiores sobre temas atuais e pertinentes para elas (Ex: drogas, violência etc.);

- O cuidar da saúde, com as nossas crianças sendo atendida gratuitamente;

- Atividades de pinturas coordenadas por voluntárias;

- A recreação na pracinha do bairro;

- O simplesmente brincar em frente ao Lar.

Essas pequenas vivências são responsáveis por uma crescente sinergia e uma serena alegria.

Agradecemos o apoio contínuo de vocês. Que Deus inspire a todos nós! 


 

 

 

 

 

 

(**) Evangelho no Lar

Nas sextas-feiras à noite ocorre no Lar Paulo de Tarso uma reunião com todas as crianças, que denominamos de Evangelho no Lar. A prioridade é conversar de forma fácil e descontraída sobre o que seria "amar ao próximo como a si mesmo" na vida de cada uma.

Dialogamos de forma bem simples e objetiva, sobre a aplicabilidade do ensinamento moral de Jesus. Conversamos sobre solidariedade, honestidade, pacifismo, simplicidade, o cuidar da natureza, a não discriminação, entre outros atributos. A reunião é bastante interativa.

Associamos esses conceitos ao dia a dia delas: não brigar e nem bater nos outros, dividir os brinquedos com os demais, não discriminar o coleguinha na escola, não maltratar os animais, cuidar das árvores, ajudar às tias, falar sempre a verdade, não se envergonhar em pedir desculpas, a importância da paz etc.

São pequenas sementes no hoje para que no amanhã possam se tornar adultos do BEM.

De vez em quando após a reunião também temos umas saborosas esfhias, sempre ansiosamente esperadas pelas crianças. Foi o que aconteceu hoje (28-04-2017).

O Lar Paulo de Tarso soma com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna, sem discriminações, espiritualizada e tendo o BEM como eixo de agregação. 

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) "Lar Paulo de Tarso - Um Oásis de Esperança"

Disponibilizamos o trabalho denominado "Lar Paulo de Tarso - Um Oásis de Esperança", que foi elaborado por um dos nossos colaboradores.

O objetivo do trabalho é fornecer, de forma simples e prática, uma ideia resumida da problemática da criança e do adolescente em situação de risco social de alta complexidade, bem como mostrar um pouco da dinâmica, dos desafios e das oportunidades geralmente encontradas em uma casa de acolhimento.

Esperamos que o mesmo possa de alguma forma somar nesta "Corrente do Bem". 

Para acesso ao trabalho citado, cliquem aqui

(**) Sábado no Shopping Center 

As crianças gostam muito. Em 08-04-2017 pela manhã quatro delas tiveram esta oportunidade. Duas irmãs e dois meninos.

Para os meninos foi a primeira vez. Inauguraram com toda energia. Aproveitaram tudo o que tinham direito e um pouco mais. Difícil foi convencê-los que tinha hora de terminar o passeio. Rsrsrs...

Todas as crianças divertiram-se nos diversos brinquedos,  andaram pelos amplos corredores e saborearam um reforçado lanche. Ainda ganharam uns brindes de presente.

Nos próximos passeios outras irão. No final todas elas passam pelos mesmos momentos de lazer infantil.

Agradecemos pelo apoio de vocês nessa Corrente do Bem.

 

 

 

 

 

 


(**) Chegada de dois meninos

Em 04-04-2017 à noite um conselheiro tutelar levou duas novas crianças para morar no Lar Paulo de Tarso. São dois irmãos, com nove e seis anos de idade.

Estão se adaptando pouco a pouco, pois apesar do cuidado e da atenção de todos no recebimento deles, inicialmente é sempre um ambiente bem diferente.

Passo a passo, com paciência, diálogo e carinho eles vão adquirindo confiança e desabrochando a natural leveza infantil.

Eles já são os nossos mais recentes filhos do coração, que serão cuidados em todos os sentidos. Sejam muito bem-vindos.

Estamos no momento com um total de 17 crianças, sendo dez meninas e sete meninos. Todas estão dentro de uma faixa etária variando de dois a treze anos.

Agradecemos pelo contínuo apoio de vocês nessa Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós!

 

 

 

 

 

 

 

(**) Esporte, Visita e Horto de Dois Irmãos

No final de semana de 01 e 02-04-2017 as crianças do Lar Paulo de Tarso tiveram diversas atividades recreativas: exercícios físicos em frente ao Lar, visita de um grupo de colaboradores e um passeio no Horto de Dois Irmãos.

Os exercícios físicos fazem parte das atividades de recreação, que ocorrem todos os sábados pela manhã com as nossas crianças em localidades próximas.

A visita de grupos de colaboradores ocorrem em finais de semana e sempre nos proporcionam grandes alegrias, com seus componentes interagindo com as crianças em diversas ações.

O passeio no Horto foi iniciativa de um dos nossos voluntários, que junto com outros colaboradores organizaram toda a logística. Devido à chuva foi mais curto do que o previsto, mas o suficiente para as crianças aproveitarem.

Foi um final de semana agradável e dinâmico. Retornarão com toda a energia para as suas atividades escolares.

Agradecemos o apoio de todos vocês.

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Que sejam felizes 

Em 23-03-2017 três das nossas crianças foram autorizadas pelo Juizado da Infância e Juventude para a reinserção familiar. Duas meninas e um menino, todas irmãs. 

Como procedimento padrão após o desacolhimento, nos próximos seis meses elas serão visitadas periodicamente pelas psicóloga e assistente social do Lar. 

Existe sempre uma mistura de  sentimentos no momento do desacolhimento: saudades e alegria do dever cumprido. O objetivo do Lar é ser um oásis de esperança durante um período crítico da vida dessas crianças, viabilizando futuros passos em melhores condições. 

O Lar Paulo de Tarso é um pouso temporário. As crianças podem morar por dias, meses ou anos, mas não nos pertencem. Vida que segue... 

Agradecemos o apoio de todos vocês. Que Deus inspire a todos nós!

(**) Visita de Franceses

Por uma iniciativa do Centro Integrado de Apoio Familiar (CIAF) tivemos em 22-03-2017 a visita de 14 (quatorze) franceses vinculados às atividade sociais do Atelie Jeunes Et Partage - Abej Solidarité ao Lar Paulo de Tarso. Também estiveram presentes os diretores Wilson Lins de Oliveira Júnior do CIAF e Phelippe Stalin do Atelie Jeune Et Partage. 

O Atelie Jeune Et Partage realiza ações sociais na França, bem como implementa parcerias com instituições de outros países. Estas parcerias primam por um foco social, onde diversas ações são realizadas no aspecto da promoção humana e solidariedade. Atualmente o Atelie possui uma parceria com o CIAF (Ribeirão Preto - São Paulo). 

O CIAF + FCM83 + CSL77 (CIAF: Centro Integrado de Apoio Familiar, FCM83: médicos formandos da Ciências Médicas, CSL77: ex-alunos do colégio São Luís) possui há dois anos uma parceria com o Lar Paulo de Tarso, que tem sido muito proveitosa. 

Foi um dia muito agradável, com os franceses interagindo intensamente com as nossas crianças. Brincaram juntos, desenharam, dançaram, cantaram, entre outras iniciativas. Até massagens específicas algumas das nossas crianças receberam de uma profissional francesa presente. 

Os franceses não entendiam a língua portuguesa, mas a interação e alegria foram amplas. Quem não consegue se comunicar pela solidariedade? 

Continuemos somando nesta Corrente do Bem.

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Simplicidade e Felicidade

Todos os sábados pela manhã as nossas crianças têm atividades de recreação, que são realizadas de diversas maneiras. São exercícios, esportes, corridas com obstáculos, desenhos, entre outros.

Em 18-03-2017 a recreação ocorreu em uma praça pública próxima do Lar. As crianças subiram nos brinquedos, brincaram na areia, jogaram bola, correram livremente etc.

No domingo à tarde houve a comemoração de aniversário de 04 aninhos de um dos nossos meninos. São festinhas simples, mas sempre comemoradas. Isto fortifica o espírito familiar e eleva a autoestima do aniversariante.

Foi perceptível a alegria nas fisionomias das nossas atuais dezoito crianças, refletida também nas atitudes de interação e compartilhamento entre elas.

A simplicidade é uma das bases da verdadeira felicidade.

Continuemos todos somando nesta Corrente do Bem.

 

 

 

 

 

 


(**) O Pós Desacolhimento

O Lar Paulo de Tarso tem como missão "acolher de forma integral crianças em situação de risco social de alta complexidade, somando com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna, sem discriminações, espiritualizada e tendo o BEM como eixo de agregação".

Quando as crianças são acolhidas no Lar, seguindo as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), elas são automaticamente inseridas nesta ordem de opções para o futuro: 1- Reinserção familiar 2- Inserção em família extensa (avós, tios etc.) 3- Inscrição no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) 4- Permanência no Lar Paulo de Tarso. 

Após o desacolhimento de uma criança do Lar Paulo de Tarso, a mesma recebe visitas periódicas das nossas Assistente Social e Psicóloga durante um mínimo de 06 (seis) meses, excetuando nos casos de mudança de cidade. Elas verificam as condições de adaptabilidade, frequência escolar, estrutura comportamental familiar, entre outros fatores. São feitos relatórios que são encaminhados para a análise do Juizado da Infância e Juventude. 

Na maioria dos casos o desacolhimento é positivo. Quando é detectado algo grave que justifique um novo acolhimento da criança, o fato é descrito para a decisão do Juizado. 

Recentemente tivemos o reacolhimento de algumas crianças para o Lar Paulo de Tarso, devido ao retorno delas para a situação de risco social de alta complexidade. 

Agradecemos pelo apoio de todos vocês à nossa Corrente do Bem.

(**) Chegada de nova criança

<!--[endif]-->

Em 20-02-2017 pela manhã recebemos uma nova criança para morar no Lar Paulo de Tarso. É uma menina de dez anos de idade.
Olhos vivazes, comunicação ágil, raciocínio rápido, sorriso fácil, uma linda flor que chega para colorir e perfumar ainda mais o nosso Lar.
Estamos no momento com um total de 18 crianças, sendo 12 meninas e 06 meninos. Todas estão dentro de uma faixa etária variando de dois a treze anos.
Ela é mais uma nossa filha do coração que, assim como as outras crianças, será cuidada em todos os sentidos. Seja muito bem-vinda e que Deus inspire a todos nós.
Agradecemos pelo contínuo apoio de vocês.


 

 

 

 

 

 

 

(**) Manhã de sol infantil

Em fevereiro de 2017 as crianças do Lar Paulo de Tarso participaram de uma aconchegante, simples e intimista "Manhã de Sol Infantil".

No pátio do próprio Lar algumas diretoras, voluntárias e 19 (dezenove) crianças interagiram entre si durante duas horas (10 às 12h), propiciando de forma saudável uma sinergia da pureza infantil com a diversificada cultura popular pernambucana.

Logo em seguida, todas participaram no próprio Lar de um delicioso almoço, que foi preparado pela cuidadora Simone e servido pelas cuidadoras Edvânia e Ivani. Foi tudo muito bom!

Para termos momentos alegres e saudáveis, não precisamos de bebidas alcoólicas, drogas, promiscuidade, músicas apelativas, violência e outras derivações.

Que os adultos um dia possam valorizar apenas a beleza das cores, o ritmo musical e a confraternização pacífica das pessoas nos seus variados eventos culturais, sem nenhuma necessidade de acréscimos outros.

Agradecemos pelo apoio contínuo de todos vocês.

 

(**) Retorno às Atividades Escolares

Em 06-02-2017 foram reiniciadas as atividades escolares para as crianças maiores do Lar Paulo de Tarso. Das atuais dezessete crianças que moram conosco, onze delas estudam na Escola Municipal Paulo Freire, que fica na proximidade. São distribuídas nos turnos da manhã e da tarde.

No Lar temos uma educadora, que em sintonia com a diretora de acompanhamento à criança, fica responsável pelo reforço no estudo das crianças nos horários em que não estão na escola. Ela também recebe o apoio de um grupo de voluntários nesta atividade.

Além do reforço escolar, também são realizadas atividades extracurriculares e visitas a espaços culturais, onde destacamos museus, jardim botânico, espaço ciência, bibliotecas públicas, marcos históricos da cidade de Recife, entre outros.

Atividades como contação de histórias, momentos de artes, cultivo à natureza também fazem parte das nossas atividades educativas.

Obrigado a todos vocês por somarem nesta "Corrente do Bem". 


 

 

 

 

 

 

(**) Espiritualidade do Ser

Dentro dos princípios da Educação Integral que utilizamos no Lar Paulo de Tarso, um dos eixos é a Espiritualidade do Ser. A interpretamos como um viver na fraternidade diante da infinitude espiritual da vida.

Tendo como base de reflexão o "conhece-te a ti mesmo" e como postura de ação o "amar ao próximo como a si mesmo", é uma busca constante pelo equilíbrio de viver com o necessário em termos materiais, ter a consciência tranquila nos aspectos morais e a fé em Deus diante do futuro.

Nas sextas-feiras à noite fazemos uma reunião com todas as crianças, que denominamos de Evangelho no Lar, cuja prioridade é conversar de forma bem descontraída sobre o que seria "amar ao próximo como a si mesmo" no dia a dia da realidade delas. Imaginem o desafio didático para uma reunião com 17 (dezessete crianças) variando de 02 a 13 anos. Rsrsrs...

Conversamos sobre solidariedade, honestidade, pacifismo, simplicidade, o cuidar da natureza, a não discriminação, entre outros atributos. É uma graça escutar o entendimento e a interpretação de cada uma diante de fatos ocorridos entre elas.

Em 03-02-2017 excepcionalmente após a reunião também tivemos saborosas "esfhias" muito bem aproveitadas por todas, inclusive pelos adultos.

O Lar Paulo de Tarso soma com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna, sem discriminações, espiritualizada e tendo o BEM como eixo de agregação.


 

 

 

 

 

 

(**) Passeio no Shopping 

Em 28-01-2017 pela manhã 04 (quatro) das nossas crianças foram passear em um Shopping Center da cidade de Recife. Dois meninos e duas meninas na faixa etária de cinco a oito anos.

Para duas dessas crianças foi a primeira vez que foram a um Shopping, bem como tiveram a experiência de conhecerem uma escada rolante. Imaginem a surpresa e o encantamento inicial.

No passeio deram asas à imaginação infantil: divertiram-se em diversos brinquedos no "Game Station", passearam pelos corredores de lojas e depois, como não poderia faltar, saborearam um lanche seguido de sorvete. Nestes próximos dias com certeza irão contar muitas histórias entre elas e as demais crianças.

Nem sempre podemos levar todos ao mesmo tempo, mas aos poucos todas as nossas crianças vão experimentando as oportunidades propiciadas.

Agradecemos pelo apoio contínuo de todos vocês.

 

 

 

 

 

 

 

(**) No Parque 13 de Maio 

Em uma manhã ensolarada de pleno verão pernambucano, todas as 17 (dezessete) crianças que moram atualmente no Lar Paulo de Tarso estiveram em 20-01-2017 usufruindo das suas férias no Parque 13 de Maio, localizado no centro de Recife. 

É um parque com muito verde, brinquedos e árvores frondosas. Possui um pequeno zoológico e algumas espécies de aves soltas, como patos e gansos. Foi uma manhã de alegria, contato com a natureza e brincadeiras ao ar livre. 

As crianças foram acompanhadas pela educadora Itamires, as cuidadoras Edvânia e Ivani, bem como pelas voluntárias Ana Paula, Elizabeth e Vitória. Agradecemos a todas. 

Continuemos todos somando nessa Corrente do Bem.

 

 

 

 

 

 


(**) Visita à Biblioteca

A Rede de Bibliotecas pela Paz organizou uma programação bem diversificada para entreter as crianças no período de férias. A Rede é composta por um total de 5 (cinco) Bibliotecas.

Em 19-01-2017 pela manhã uma parcela das crianças do Lar Paulo de Tarso esteve visitando a Biblioteca Popular de Afogados em Recife, que está com grade especial em todas as quintas-feiras do mês de janeiro de 2017.

Atividades como contação de histórias e oficinas de artes fizeram parte da programação desta manhã. Também foi disponibilizado o transporte para o deslocamento das crianças com toda a segurança.

As férias da nossa turminha estão sendo dinâmicas, alegres, solidárias e instrutivas.

Obrigado a todos vocês por somarem nesta "Corrente do Bem".

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Chegada de novas crianças

Em 17-01-2017 no final da manhã, recebemos duas novas crianças para morarem no Lar Paulo de Tarso. São meninas de 07 e 05 anos de idade. Ambas são irmãs.

No início um misto de surpresa e expectativa por parte delas, mas com pouco tempo já estavam interagindo com a sua nova família do coração, participando das diversões e tarefas ao lado das demais crianças.

Estamos no momento com o quantitativo de crianças acima da nossa capacidade máxima prevista, mas devido à emergência e delicadeza da situação hoje vivenciada, não poderíamos ter tomado outra decisão diante dos valores éticos que abraçamos.

São agora as nossas novas filhas do coração, que assim como as outras crianças serão cuidadas em todos os sentidos. Sejam muito bem-vindas e que Deus inspire a todos nós.

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Visita ao Jardim Botânico 

Em 10-01-2017 as crianças maiores do Lar Paulo de Tarso visitaram o Jardim Botânico do Recife, que fica situado na BR 232 dentro da região metropolitana.

No local existem exemplares da flora regional, nacional e internacional, bem como trilhas e um jardim sensorial onde as crianças puderam sentir, tocar e ouvir as diversas expressões da natureza. Por ser um lugar tranquilo, pode-se também ouvir e ver alguns animais da região como saguis, preguiças e pássaros diversos.

Nossas crianças também participaram de uma "Oficina de Muda" no qual cada uma teve a experiência de plantar uma muda de hortelã e assistir a um vídeo infantil sobre o cuidado com a natureza.

Este passeio possuiu múltiplas facetas: entretenimento, conhecimento, cidadania e ambientalismo. As crianças foram acompanhadas pelas nossas educadora Itamires, cuidadora Edvânia, bem como pelos instrutores do próprio Jardim Botânico.

Esta foi mais uma iniciativa dentro da programação no período de férias escolares.

Agradecemos a todos que proporcionaram este momento.


 

 

 

 

 

 

 

(**) Nossas crianças no Parque do Gelo

Nas férias quase tudo é possível, quando se tem criatividade e boa vontade.

Em 09-01-2017 três das nossas meninas foram com a tia Mônica conhecer o Parque do Gelo instalado em um Shopping Center da cidade.

Em pleno verão nordestino, experimentaram temperaturas abaixo de zero graus centígrados. Transitaram por diversas partes, destacando as chamadas estruturas de gelo.

Foi uma aventura completamente inédita para elas, que se sentiram como se fossem habitantes de distantes moradias gélidas do nosso planeta. 



 

 

 

 

 

 

(**) Curtindo as férias

"Se as férias são curtas, então que sejam intensas".

Neste mês de janeiro de férias escolares, as crianças do Lar Paulo de Tarso parece que estão exercitando ao pé da letra este adágio popular.

É um tal de corre para cá, corre para lá, uma disposição que não se acaba, deixando as tias fisicamente exaustas ao acompanharem este "ritmo alucinante". Ufa, é muita vitamina.

Um dia é na pracinha, o outro com as bicicletas, brinquedos e velocípedes, em seguida comemorando aniversários das tias etc.

É uma alegria contagiante e uma energia que o próprio Einstein desconhecia. Rsrsrsrs...

Que tenham uma infância feliz!

Obrigado a todos vocês pelo apoio constante. 


 

 

 

 

 

 

 

(**) Chegada de nova criança

Em 22-12-2016 pela manhã recebemos uma nova criança para morar no Lar Paulo de Tarso. Um menino de 03 (três) aninhos.

No limiar do Natal chegou este nosso filho do coração. Foi abraçado por todos e já está brincando com os seus novos irmãozinhos.

Inicia-se agora todos os cuidados essenciais: atualização das vacinas, orientações educacionais, acompanhamento médico, psicológico e odontológico, assistência social, espiritualidade, o "olhar do dia a dia" e, principalmente, muito amor.

Que seja muito bem vindo e que Jesus inspire a toda essa Corrente do Bem! 


 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Nossa festinha de Natal

Relembrando a mensagem do aniversariante Jesus, que nos ensinou a "amar ao próximo como a si mesmo", o Lar Paulo de Tarso realizou na noite de 17-12-2016 a sua tradicional festinha de Natal.

Diversas pessoas que têm o BEM como ideal de vida, confraternizaram-se em um clima alegre e descontraído. Foi uma noite especial de muita amizade e esperança para 2017.

Tivemos uma apresentação das crianças do Lar, que cantaram música natalina bem ensaiada pelo nosso recreador Gilvan.

Em seguida, recebemos a visita do grupo teatral de crianças do Centro Espírita Humberto de Campos, que nos presenteou com uma bela mensagem sobre a "honestidade". Agradecemos à nossa amiga Eudóxia e todos os que viabilizaram este momento de arte.

Após as apresentações foi servido um saboroso jantar, preparado com muito carinho durante o dia.

O Lar Paulo de Tarso soma com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna, sem discriminações, espiritualizada e tendo o BEM como eixo de agregação. Muito obrigado a todos vocês.

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Sim à Vida 

O "Sim à Vida desde a Concepção" é um valor ético no Lar Paulo de Tarso. Acolhemos crianças com os mais variados e delicados problemas pessoais, familiares e sociais, mas para cada uma delas a pujança pela vida sempre foi a grande força motriz. Mais informações no menu "Sim à Vida" no topo desta página.

"Não poderá prevalecer a Paz na Terra enquanto existir o aborto, porque é uma guerra contra as crianças. Se aceitarmos que uma mãe mate seu filho no próprio ventre, como poderemos dizer para as outras pessoas que não matem uns aos outros?"  - Madre Teresa de Calcutá.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Em uma pracinha do bairro 


De 13 a 21-11-2016 crianças do Lar Paulo de Tarso estiveram por duas vezes participando de esportes e demais entretenimentos em pracinha na proximidade.
 

Foram momentos importantes de sinergia com a "gurizada" do bairro, bem como um sentir mais de perto o famoso pé no chão, o campinho de futebol, o subir nos brinquedos da praça, o ser criança, simplesmente criança. 

Acompanhadas por adultos, que também não deixaram de vivenciar o lado infantil que todos possuímos, foi uma alegria só. Êta energia boa danada!!! 

É muito bom ter todos vocês somando nesta "Corrente do Bem".  

 

 

 

 

 

 


(**) 
Participando de Fóruns de Cidadania  

Em 10-11-2016 o Lar Paulo de Tarso esteve mais uma vez interagindo no FOSCAR - Fórum Social da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife. Estiveram presentes pelo Lar algumas das nossas crianças maiores, sendo acompanhadas pela pedagoga.

Foi um momento de diálogo e troca de experiências através da apresentação de um grupo de crianças e adolescentes, que desenvolveu um projeto chamado "Se Liga, Meu Povo” feito por alunos da "Em Cena Arte e Cidadania". Este trabalho é um dos frutos do projeto "Vozes da Cidadania", realizado desde o ano 2011 a partir da necessidade dos alunos de saberem mais sobre as drogas e seus efeitos. Também foram apresentadas algumas músicas no evento.

O Lar Paulo de Tarso soma com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna, sem discriminações, espiritualizada e tendo o BEM como eixo de agregação.

 

 

 

 

 

(**) Chegada de novas crianças 

Em 26-10-2016 à noite recebemos 06 (seis) novas crianças para morarem no Lar Paulo de Tarso. São quatro meninas e dois meninos, com idades variando de dois a oito anos. Entre as meninas, duas são gêmeas de dois aninhos. Ganha um pirulito quem distinguir uma da outra. Rsrsrs...

Todas já estão bem entrosadas com a turminha antiga, curtindo os brinquedos e correndo pelo pátio sem qualquer cerimônia. A imediata sinergia entre elas é uma excelente sinalização.  

Inicia-se agora para as novatas, todo o cuidado de um acolhimento integral: atualização das vacinas, inserção escolar, acompanhamento médico, psicológico e odontológico, assistência social, educação integral, espiritualidade, entre outras atividades. Essa é a nossa dinâmica como uma casa de acolhimento de crianças em risco social de alta complexidade.  

São as nossas novas filhas do coração, que receberão todo o carinho e proteção que estiverem ao nosso alcance. Somemos todos nessa "Corrente do Bem".

  

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Curtindo o Palhaço Chocolate

Em 16-10-2016 pela manhã a turminha do Lar Paulo de Tarso esteve participando do show do palhaço Chocolate. Por cortesia da organização do evento conseguimos algumas entradas gratuitas, que propiciou a alegria para a criançada.

As peripécias e a simpatia do palhaço Chocolate junto com toda a sua equipe de artistas, geraram uma sinergia especial com o público presente. A alegria contagiou a todos.

O show foi comentado o dia inteiro pelas crianças, cada uma destacando um aspecto mais marcante nas suas lembranças. Enfim, sonhos infantis realizados. Quem nunca os teve?

Agradecemos à organização do evento pela gentileza da gratuidade nas entradas, que proporcionou momentos inesquecíveis para as nossas crianças.

 


 

 

 

 

 

 


(**) 
Interagindo no FOSCAR
 

Em 13-10-2016 o Lar Paulo de Tarso esteve representado na reunião do FOSCAR - Fórum Social da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife. É um trabalho integrado com o COMDICA - Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Participaram pela instituição a Educadora e 03 (três) das nossas crianças maiores.

O encontro foi sobre o Dia Internacional dos Direitos das Crianças. Foram abordados e debatidos alguns pontos inseridos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como família, escola e lazer, ampliando o conhecimento das crianças de acordo com suas vivências no dia a dia.

Também foi transmitido o vídeo "Feijão com Arroz" que mostra a realidade familiar de muitas crianças que lá se encontravam. Depois formaram-se grupos de interação e diálogo sobre os temas abordados, gerando no final confecções de cartazes pelas próprias crianças.

Passo a passo as pessoas e organizações se unem, interagem e constroem melhores perspectivas para as crianças que se encontram em situação de risco social.

O Lar Paulo de Tarso soma com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna, sem discriminações, espiritualizada e tendo o BEM como eixo de agregação.

 

 

 

 

 

 

 

(**) Que sejam felizes! 

Em 07-10-2016 três das nossas crianças foram autorizadas pelo Juizado da Infância e Juventude para a reinserção familiar. Dois meninos e uma menina, todos irmãos. 

Moraram no Lar Paulo de Tarso durante um ano e oito meses. Após um paciente trabalho no aspecto social, tornou-se possível o retorno delas para a família de origem. 

Como procedimento padrão após o desacolhimento institucional, nos próximos seis meses elas serão visitadas periodicamente pelas psicóloga e assistente social do Lar. 

Saudades? Sem dúvidas. É um sentimento natural quando pessoas que se amam se despedem, pois somos seres humanos e não máquinas, como já nos alertava Charles Chaplin. 

No entanto, nada maior do que a alegria de vermos o sorriso das crianças no reencontro familiar, somado ao sentimento do dever cumprido. Vida que segue... 

O Lar Paulo de Tarso é um pouso temporário. As crianças podem morar por dias, meses ou anos, mas não nos pertencem. São belas aves que Deus permite que fiquem conosco por um período, mas que um dia a vida impulsiona-as para novas paisagens.

Agradecemos o apoio de todos vocês.

 

 

 

 

 

 

 

(**) O cuidar do dia a dia

O Lar Paulo de Tarso acolhe de forma integral crianças em situação de risco social de alta complexidade, somando com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna, sem discriminações, espiritualizada e tendo o BEM como eixo de agregação.

O tempo de moradia delas no Lar poderá ser dias, meses ou anos, mas durante esta vivência serão amparadas, cuidadas e educadas.   

No aspecto educacional, as crianças prioritariamente estudam em turnos diferenciados em uma escola municipal do bairro, recebendo também um reforço escolar no próprio Lar. Esta ação interna é executada por uma educadora, que é apoiada por voluntários e cuidadoras.

No aspecto da saúde, utilizamos a rede pública, bem como contamos com o apoio de alguns profissionais da área médica e odontológica. Algumas das nossas crianças também realizam terapia psicológica.

Recentemente elas passaram pelo processo de reforço na vacinação, que está sendo feita por órgãos governamentais.

Dentro da estrutura organizacional da instituição, as atividades acima estão sob a responsabilidade da nossa diretora de acompanhamento à criança.

As atividades realizadas na instituição são diversas, mas aos poucos, sempre visando o aumento da sinergia nessa Corrente do Bem, colocaremos uma síntese neste ambiente.


 

 

 

 

 

 

 

(**) Cultura, cinema e pipoca

Em 17-09-2016 pela manhã dois meninos e uma menina que moram no Lar Paulo de Tarso, foram assistir a um filme infantil em uma das salas de cinema de um Shopping Center em Recife.

Recebemos de um colaborador gratuitamente as entradas para o cinema, com direito a um combo de alimentos para cada criança. Imaginem só!

Para duas destas crianças, também significou entrar pela primeira vez em um cinema.  

Segundo a tia Renata, uma das nossas diretoras e quem acompanhou a turminha, as crianças ficaram encantadas com tudo o que viram. Isto provavelmente significa também que ficarão mais exigentes. Rsrsrs...

Foram momentos de cultura, entretenimento e alegria. Já dizia o filósofo grego Sócrates: "A alegria da alma constitui os belos dias da vida, seja qual for a época".

Agradecemos pelo contínuo apoio de todos vocês.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Visita ao Parque de Dois Irmãos 

Em 11-09-2016 as crianças do Lar Paulo de Tarso estiveram visitando o Parque Dois Irmãos localizado em Recife.

O Parque tem uma vasta área, onde também está incluso um jardim zoológico. A reserva do Parque é considerada uma das maiores áreas de Mata Atlântica de Pernambuco, com um amplo ecossistema, incluindo plantas e animais nativos.

É pretensão do Parque aos poucos se alinhar com a tendência mundial, fazendo com que o zoológico passe a ser um amplo habitat dos animais, sem a necessidade de grades, transformando-se cada vez mais em um centro de conservação e respeito à natureza.

Foi um passeio muito educativo, alegre e dinâmico. As crianças gostaram e aproveitaram bastante. 

Agradecemos ao apoio de todos os voluntários e colaboradores que viabilizaram este entretenimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Sábado pela manhã 

Em 03-09-2016 três das crianças do Lar Paulo de Tarso estiveram vivenciando sonhos infantis ao passearem em um Shopping Center de Recife.

Em um processo de rodízio para facilitar a nossa logística, após um certo período todas as nossas crianças passam pelas mesmas emoções.

Correr pelos largos corredores, entrar em um helicóptero de brinquedo, pilotar uma moto virtual, subir no cavalinho de um carrossel, andar em um trenzinho, são momentos esperados pela maioria das crianças.

E para finalizar, ainda saborearam um lanche complementado por sorvetes. Ah, simplesmente adoraram. O grande desafio foi convencê-las de que existia um horário de término.

Dentro do possível vamos compartilhando com vocês alguns dos nossos momentos, pois acreditamos que estas informações alimentam a sinergia nessa Corrente do Bem. Agradecemos pelo contínuo apoio de todos vocês.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Momentos lúdicos e educativos

As crianças do Lar Paulo de Tarso estudam em turnos diferenciados na escola. Algumas pela manhã outras à tarde, excetuando as que ainda não atingiram idade escolar. 

No período em que estão no Lar priorizamos o reforço escolar com momentos lúdicos e educacionais, contando com o apoio de educadora, cuidadoras e voluntários. 

Nas fotos apresentadas, retratamos alguns destes momentos nos quais parte das nossas crianças lida com a pintura, recortes de revistas, manuseio de massas, teatrinho etc. 

São pequenos e significativos momentos que somam na educação integral das nossas crianças, assim como incentivam os adultos para novas vivências do ser. 

Obrigado a todos vocês por somarem nesta Corrente do Bem. 
 

 

 

 

 

 

 


(**) 
Chegada de uma nova criança 

Em 17-08-2016 nas primeiras horas da manhã, recebemos um novo menino para morar no Lar Paulo de Tarso. 

Ele já chegou com um sorriso para todos, adaptando-se rapidamente à dinâmica existente. Nem parece que ainda vai completar as primeiras 24 horas no seu novo lar. 

É mais um filho do coração que, assim como os outros, receberá todo o carinho e a educação que estiverem ao nosso alcance. 

Essa é a dinâmica de uma casa de acolhimento de crianças em risco social de alta complexidade. Uns se despedem, outros se apresentam. A demanda é alta e o trabalho no BEM tem que ser contínuo.  

Que seja muito bem vindo esse nosso novo filho do coração. Que Deus inspire a todos nós!
 

(**) Que seja feliz! 

Em 15-08-2016 uma das nossas crianças foi liberada pelo Juizado da Infância e Juventude para o aconchego de uma nova família.

Morou intensos 10 (dez) meses no Lar Paulo de Tarso. E ponha intensidade nisso. Rsrsrsrs...

É um menino com muita saúde, possuidor de uma energia quase inesgotável, além de uma simpatia destacada.

Dentro da nossa missão institucional de "acolher de forma integral crianças em situação de risco social de alta complexidade, somando com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna, sem discriminações, espiritualizada e tendo o BEM como eixo de agregação", ficamos sempre a saudade saudável diante das inevitáveis despedidas, mas temos a alegria da consciência tranquila do dever cumprido.

Foi para um novo lar, mas nunca deixará de ser um dos nossos filhos do coração.  

Que Deus sempre o inspire.
 

(**) Em clima de Olimpíadas

Em 05-08-2016 a chama olímpica hospedou-se no nosso país e contagiou todo o planeta Terra, convidando-nos para reflexões sobre a paz, o respeito à diversidade e a preservação ambiental.

A atleta Yane Marques (Atletismo) carregou a bandeira brasileira no desfile de abertura das Olimpíadas. Ela, juntamente com as atletas Joanna Maranhão (Natação) e Adrianinha (Basquete), visitou o Lar Paulo de Tarso no período natalino do ano 2013.

Em homenagem às Olimpíadas e a todas as atletas retransmitimos o vídeo da citada visita, que foi organizada pelo programa Replay da TV Jornal do Comércio.

Clique aqui e veja o vídeo. 

(**) Conhecendo a Polícia Rodoviária Federal 

Com a iniciativa do colaborador Sávio Macedo as crianças do Lar Paulo de Tarso tiveram uma experiência diferente em 28-07-2016: visitaram parte das instalações da Superintendência de Polícia Rodoviária Federal - PE.

Estiveram na sala de treinamento para o trânsito, no pátio das aulas práticas, conheceram diversas viaturas e suas operacionalidades, observaram atentamente os atraentes cães farejadores entre outras novidades. Foi uma tarde muito agradável e instrutiva para elas.

Agradecemos ao Sávio e a  todos os que fazem a Superintendência de Polícia Rodoviária Federal - PE por esta inesquecível oportunidade propiciada às nossas crianças, bem como pelas organização e logística proporcionadas.

Obrigado a todos os colaboradores dessa nossa "Corrente do Bem". 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Que seja feliz 

Em 28-07-2016 uma das nossas crianças foi autorizada pelo Juizado da Infância e Juventude para a reinserção familiar.

Há mais de um ano ela morava no Lar Paulo de Tarso. Como todas as outras, foi recebida com carinho e cuidados educacionais.

Ontem, sem esconder as lágrimas na face, disse que não esqueceria do Lar e levaria muitas saudades.

Hoje, mesmo sentindo a natural ansiedade do reencontro familiar, fez questão de abraçar a todos os presentes. Será sempre um dos nossos filhos do coração.

Nestes momentos, todos sentimos um misto de alegria do dever cumprido com a saudade saudável dos momentos vivenciados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(**) Contação de Histórias com Fundo Ético 

Uma das atividades do Lar Paulo de Tarso é a "contação de histórias com fundo ético". Atualmente a mesma ocorre em dois horários distintos semanalmente.

O objetivo é proporcionar momentos de entretenimentos às nossas crianças, bem como apresentar exemplos de ética na convivência, que são vitais para o processo educacional delas. Explicita-se a solidariedade, o respeito, a honestidade, o pacifismo, o cuidar da natureza etc.

O Lar Paulo de Tarso tem como um dos seus valores éticos a Espiritualidade do Ser, que é entendido por nós como "um viver na fraternidade diante da infinitude espiritual da vida". Inicia-se no conhece-te a ti mesmo. Nesta caminhada não existe qualquer discriminação, sendo o fazer o BEM a única premissa existente.

Seguem duas fotos desta atividade, que mostram os colaboradores Acácio, Iracema e Osvaldo atuando em momentos diferenciados.

Agradecemos o apoio de todos vocês. 


 

(**) Somando esforços em 2016 

O Lar Paulo de Tarso acolhe de forma integral crianças em situação de risco social de alta complexidade, ou seja, abandono, abuso sexual, negligência e maus tratos. As crianças moram na instituição. A sua diretoria é formada por voluntários, sem qualquer tipo de remuneração. Possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) de número 71010.005973/2008-20 e o Título de Utilidade Pública Federal de número 08071.013622/2007-51. 

Em função das atuais dificuldades econômicas vivenciadas na nossa sociedade, a instituição tem enfrentado sistemáticos atrasos e reduções em convênios oriundos do poder público. Uma das nossas ações compensatórias tem sido a ampliação do quadro de sócios e doadores. 

Solicitamos o costumeiro apoio de todos vocês na divulgação desta mensagem entre os seus contatos, propiciando com isto um possível aumento no nosso atual quadro de sócios e doadores. Não existe valor mínimo de contribuição mensal. 

Caso queiram nos apoiar diretamente, cliquem aqui e saibam como fazê-lo.

O Lar Paulo de Tarso agradece pelo apoio de todos nessa "CORRENTE DO BEM".

(**) Passeio no Parque da Jaqueira

O Parque da Jaqueira é um famoso local de lazer da cidade do Recife. Possui uma área do sítio histórico e uma outra reservada à prática de esportes e atividades culturais. É um local muito frequentado diariamente.

Pois bem, hoje à tarde (15-07-2016) as nossas crianças estiveram lá aproveitando as férias. "Pintaram e bordaram" no bom sentido do termo, ao brincarem, jogarem, lancharem e correrem para todos os lados como se o parque fosse infinito nas suas dimensões.

Já dizia o filósofo Sócrates de que "a alegria da alma constitui os belos dias da vida, seja qual for a época".  É isso o que nós queremos para todas as crianças.

Obrigado pelo apoio de vocês nessa Corrente do Bem.

 

 

 

 

 

 

 

 


(*
*) 
Recreação esportiva na pracinha 

Em 09-07-2016 parte da nossa turminha brincou e interagiu em uma pracinha perto do Lar Paulo de Tarso.

Com o apoio de um recreador, elas jogaram futebol, correram, pularam, usaram os brinquedos disponíveis etc.

Devido à proximidade e facilidade de deslocamento, essa pracinha é rotineiramente utilizada pela instituição para que as crianças interajam de forma esportiva e recreativa na comunidade.

É um local simples, mas que proporciona as condições para o "aproveitar a infância com os pés no chão" sem nos deixarmos absorver apenas pela diversão tecnológica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
(**) Doação da empresa Exclusiva Formatura 

A empresa Exclusiva Formatura realizou sua festa de São João solidário no dia 17/06/2016, cuja entrada para o evento foi 2 kg de alimentos não perecíveis.

O Lar Paulo de Tarso foi uma das instituições escolhidas para o recebimento de 500 kg dos alimentos arrecadados. Em 08/07/2016 representantes da empresa estiveram na instituição para a entrega da citada doação.  

Parabenizamos à Exclusiva Formatura por esta bela iniciativa de responsabilidade social.

Abaixo uma "arte de entrega" preparada pela Exclusiva Formatura. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 (**) Férias também no Shopping 

Em 02-07-2016 três das nossas crianças foram a um Shopping Center de Recife.

Caminharam, brincaram no salão de jogos e lancharam. Depois também se divertiram interagindo com outras crianças que lá se encontravam.

São momentos simples e especiais para elas, mas também bastante gratificantes e significativos para os adultos que as acompanham.

O Lar Paulo de Tarso é isto, ou seja, procuramos fazer dele o mais próximo possível de um verdadeiro lar para as nossas crianças, enquanto conosco elas estiverem.

Agradecemos pelo apoio contínuo e inestimável de todos vocês.

Continuemos somando nessa Corrente do Bem. 

 

  

 

 

 

 


(*
*) 
Curtindo as férias no parque

Em 29-06-2016 parte das nossas crianças foi ao parque Dona Lindu localizado na praia de Boa Viagem em Recife. 

Aproveitando o início das férias a turminha correu, brincou, subiu nos brinquedos, pulou na areia etc. Fez tudo que uma criança sonha em fazer ao chegar em um parque. 

Como ninguém é de ferro, também foi servido um saboroso lanche preparado pelas tias que as acompanharam. 

Ao término, o difícil foi convencê-las que não poderiam entrar pela noite. Rsrsrs... 

Aos colaboradores que apoiaram este passeio, o nosso muito obrigado. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
(**) Festinha de São João 

Em 11-06-2016 foi realizada uma festinha de São João no Lar Paulo de Tarso.

É uma festa tradicional e cultural no nordeste brasileiro, onde as pessoas se reúnem para dançar uma quadrilha, saborear comidas tradicionais da época e interagir com muita alegria.

No Lar Paulo de Tarso não foi diferente: as crianças utilizaram roupas típicas, dançaram uma quadrilha ao ritmo de um forró, que também envolveu os adultos, e tivemos saborosos pés de moleques, milhos cozidos, bolos, tapiocas e diversas outras iguarias. Tudo isto recheado com muita amizade.

Foram momentos felizes e inesquecíveis.

Obrigado a todos vocês. 

 

 (**) Aniversário do Lar Paulo de Tarso

Em 27-05-2016 o Lar Paulo de Tarso completou 25 (vinte e cinco) anos de existência. É um quarto de século dedicado a acolher crianças em situação de risco social de alta complexidade.

O nosso lema é "Reconstruindo Vidas com Amor" e somamos com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna, sem discriminações, espiritualizada e tendo o BEM como eixo de agregação.

Durante este período centenas de crianças já viveram conosco. Umas moraram meses, outras anos, mas todas recebendo o cuidado e o carinho que sempre mereceram.

São os nossos filhos e filhas do coração, simplesmente crianças, que serão sempre amadas.

Agradecemos a Deus, a todos os trabalhadores, colaboradores e parceiros que tornaram e tornam possível a construção desta estrada.

Muito obrigado a todos vocês. 

(**) Um casal de irmãos

Em 17-05-2016 chegaram 02 (duas) novas crianças para morar no Lar Paulo de Tarso. Um casal de irmãos: ela com cinco aninhos e ele com três.

São crianças alegres, comunicativas e já estão em plena interação com as demais, que a partir de agora serão todas irmãs do coração.

Em um espaço de sete dias recebemos um total de cinco novas crianças, com a possibilidade de chegar mais uma ainda nesta semana, conforme contatos recentes com o Conselho Tutelar.

São desafios e grandes responsabilidades, que todos os que fazem o Lar Paulo de Tarso recebem como compromissos sociais e éticos prioritários.

Mais uma vez agradecemos o apoio de todos vocês.

Que Deus nos inspire!

(**) Passeando no Shopping

Em 14-05-2016 uma parte da nossa turminha esteve pela manhã passeando em um Shopping Center da cidade de Recife. A outra ficou realizando atividades esportivas e recreativas em uma praça perto do Lar Paulo de Tarso.

Três meninos de 07, 06 e 05 anos de idade fizeram tudo que uma criança gostaria dentro de um salão de brinquedos: andaram de carrinho, pilotaram helicóptero, apagaram incêndio virtual, andaram de motocicleta etc.

Durante o passeio sentiam-se importantes quando subiam em uma escada rolante (rsrsrsrs...). O mesmo foi finalizado com um esperado lanche na praça de alimentação.

Para completar o dia, no período da tarde recebemos um grupo de visitantes que proporcionou momentos muito agradáveis para todas as crianças. Foi tudo muito bom!

Não precisa muito esforço para proporcionarmos momentos inesquecíveis no mundo infantil.

Agradecemos pelo apoio de todos vocês nessa Corrente do Bem.

(**) Chegada de novas crianças

Em 10-05-2016 pela manhã 03 (três) novas crianças chegaram para morar no Lar Paulo de Tarso. São irmãs, duas meninas e um menino, com 08, 05 e 07 anos de idade respectivamente.

Logo no início já ficaram rapidamente integradas com o restante da turminha, interagindo de forma descontraída nas diversões e tarefas.
São as nossas novas filhas e filho do coração, que assim como as outras crianças serão cuidadas em todos os sentidos.
Sejam muito bem-vindas! Que Deus inspire a todos nós.

(**) Cuidar de quem cuida

O Programa "Cuidar de Quem Cuida" do Lar Paulo de Tarso visa a contínua capacitação e interação da sua equipe de Cuidadoras.

Em 23-04-2016 foi realizado o I Encontro de Cuidadoras, tendo como tema central "Reconstruindo a Vida com Amor". O evento foi conduzido pelo pedagogo Severino Bezerra da Silva com o apoio da psicóloga Cristiane Oliveira, que é especializada em Recursos Humanos.

O objetivo do Encontro foi plenamente alcançado, sendo o mesmo muito bem avaliado pelos presentes.

Agradecemos ao NEAS - Núcleo Espírita Auta de Souza pela cessão gratuita do espaço físico para a realização do evento.

O Lar Paulo de Tarso agradece o apoio de todos vocês nessa "Corrente do Bem" e neste momento, em especial, às nossas Cuidadoras.

 

(**) Que sejam felizes! 

Em 12-04-2016 cinco das nossas meninas foram autorizadas pelo Juizado da Infância e Juventude para a reinserção familiar.

Foram três irmãs de 9, 6 e 4 anos que moraram dois anos no Lar Paulo de Tarso e as outras duas irmãs de 8 e 2 anos, que chegaram há três meses. Todas retornaram para as suas respectivas famílias de origem.

Nos próximos seis meses elas serão visitadas periodicamente pelas Psicóloga e Assistente Social do Lar.

Devido a intensa convivência é natural a dor da saudade na despedida, que é aliviada pelo dever cumprido e a esperança de dias felizes. A vida continua...

O Lar Paulo de Tarso é um oásis temporário, sem ser substituição definitiva de um lar. As crianças podem morar conosco por dias ou anos, mas sempre com a perspectiva do encontro ou reencontro familiar.

(**) Passeando no sábado pela manhã

Três meninas de 12, 09 e 08 anos de idade residentes no Lar Paulo de Tarso, passearam hoje (09-04-2016) em um Shopping Center da cidade de Recife.

Brincaram no parque de diversão, andaram na escada rolante, caminharam, viram um grupo dançante, tiraram fotos, lancharam. Foi tudo muito bom, alegre e divertido.

Ah, também conferiram o peso corporal na balança de uma das lojas. Rsrsrsrs ...

Ao saírem, todas afirmavam que se consideravam as crianças mais felizes do mundo.

(**)  Que Seja Feliz!

No final de fevereiro-2016 um dos nossos adolescentes foi autorizado pelo Juizado da Infância e Juventude para a reinserção familiar.

Quando chegou há mais de três anos para morar no Lar Paulo de Tarso, era apenas uma criança. Foi recebido com carinho e muitos cuidados dentro de um processo de educação integral, que temos como metodologia interna.

Agora já em outras condições e com o despertar da adolescência, desejamos que tenha muita paz e realizações no bem nessa nova etapa da sua vida.

Agradecemos ao apoio de todos, em especial aos seus padrinhos e madrinhas que o acompanharam com muita dedicação.

Que Deus sempre o inspire.

(**)  Fã Clube Solidário

O fã clube de Recife da banda "O Rappa" levou nesta semana para o Lar Paulo de Tarso diversas doações (alimentação, roupas, material de limpeza etc.) arrecadados em recente show da banda realizado nesta cidade.

Parabenizamos a bela iniciativa e percepção de solidariedade dos que fazem o referido fã clube, bem como agradecemos pela escolha do Lar Paulo de Tarso.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os que apoiam o Lar Paulo de Tarso através dos mais variados instrumentos colaborativos.

(**) Visita à Biblioteca Pública

Ainda no período de férias escolares, as crianças do Lar Paulo de Tarso estiveram em 25-01-2016 conhecendo a Biblioteca Pública do Estado localizada em Recife.

O passeio fez parte do projeto "Férias na Biblioteca" promovido pela mesma, que tem como objetivo incentivar nas crianças o prazer pela leitura.

Foi tudo muito proveitoso, com direito a filme, leitura de livros e pipoca.

Os nossos agradecimentos aos organizadores do evento. 

(**) Rodízio de Pizza: Ação Humanitária

O CIAF + FCM83 + CSL77 (CIAF: Centro Integrado de Apoio Familiar, FCM83: médicos formandos da Ciências Médicas, CSL77: ex-alunos do colégio São Luís) atua em diversas ações humanitárias, inclusive aqui em Recife. Mais informações em www.ciaf.org.br

Desde junho de 2015 o mesmo tem apoiado o Lar Paulo de Tarso em uma parceria formalmente estabelecida, que tem sido muito proveitosa.

Em 30-01-2016 (sábado) a partir das 20h, conforme cartaz anexado, será realizado um "RODÍZIO DE PIZZA" com o objetivo de arrecadar fundos para implementação de novos projetos dentro dessa parceria.

Ao chegarem no restaurante especificado no cartaz, informar que querem participar do "Rodízio de Pizza promovido pelo CIAF". A bebida não está inclusa e o restaurante funcionará normalmente para os demais clientes.

Teremos pizzas deliciosas acrescidas da satisfação de estarmos colaborando por uma causa humanitária.

Todos estão convidados.

(**) Chegaram duas irmãs

Encaminhadas pelo Conselho Tutelar, chegaram em 14-01-2016 à tarde duas irmãs para morarem no Lar Paulo de Tarso.

São as nossas novas filhas do coração que, assim como as outras, são únicas e insubstituíveis. Vamos cuidá-las com toda a atenção e carinho.

Sejam muito bem vindas em seu novo Lar.

Que Deus inspire a todos nós.

(**) Passeio no museu

Aproveitando as férias escolares, as crianças do Lar Paulo de Tarso estiveram em 14-01-2016 visitando o Museu da Cidade do Recife.

O museu fica localizado dentro do Forte das Cinco Pontas, que já foi palco de importantes fatos históricos da capital pernambucana.

No mesmo são desenvolvidas diversas atividades artístico-culturais. Hoje as crianças tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de pintura.

Não sabemos se teremos no futuro artistas da pintura, mas elas gostaram muito e também se melaram bastante. Rsrsrs ...

Alegria, diversão, cultura... foi tudo muito bom.

(**) Curtindo as férias na praia

Pela iniciativa de um grupo de colaboradores do Lar Paulo de Tarso, as nossas crianças foram em 09-01-2016 à praia de Boa Viagem em Recife.

Com direito a picolés, bolos e sanduíches, além de muita diversão e alegria, as crianças aproveitaram bastante, correndo de um lado para o outro, fazendo piscininhas, castelos de areia e outras brincadeiras típicas da idade. O difícil foi convencê-las que teriam que retornar ao Lar para o almoço ... rsrsrs ...

Para algumas dessas crianças foi a primeira vez que tomaram um banho de mar, fazendo deste momento uma experiência marcante que lembrarão para sempre.

Aos colaboradores que se prontificaram e organizaram este passeio, o nosso muito obrigado.

(**) Contação de Histórias com Fundo Ético

Todas segundas-feiras à noite o casal Acácio e Clara realizam um trabalho com as nossas crianças denominado "Contação de Histórias com Fundo Ético". Com habilidade na interação infantil e utilizando recursos audiovisuais, as crianças ficam atentas e participativas, mesmo com as diferentes faixas etárias.

Em 04-01-2016 foram inicialmente passados alguns filmes recreativos como Patati e Patatá, Peppa Pig etc. proporcionando um entretenimento inicial. Em seguida foram exibidos trechos do filme "Jesus" do cineasta Fellini, sendo utilizado como fundo a melodia da música "O Homem" de Roberto Carlos.

Após a exposição visual várias perguntas são feitas pelas crianças, quando então o casal de colaboradores explicita o significado e a aplicabilidade dos conceitos éticos inseridos, como exemplo a fraternidade, a cultura da paz, a não discriminação, a valorização da vida, entre outros.

Obrigado a todos os colaboradores e parceiros por somarem nesta Corrente do Bem.

(**) Nossa Confraternização de Natal 

Movido pela mensagem do aniversariante Jesus, que nos conclamou a "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo", o Lar Paulo de Tarso agrega pessoas das mais diversas religiões, filosofias e crenças. A nossa bandeira é o BEM, pois acreditamos que a "fraternidade" é a grande essência da mensagem cristã.

Dentro desse clima ocorreu no sábado (12-12-2015) a nossa confraternização de Natal onde, no nosso pequeno espaço físico, pessoas movidas unicamente pela boa vontade de servir, dialogaram, interagiram e se abraçaram. Foi uma noite especial de amizade e esperança.

Neste ano tivemos a alegria de receber a visita do Coral Espírita AFAG Olinda que nos presenteou com belas músicas natalinas, propiciando um clima de Paz e Harmonia. Em seguida, nossas crianças, ainda nos primeiros ensaios, também cantaram e dançaram algumas músicas natalinas. Foi tudo muito bom.

E depois, como não poderia deixar de ser, tivemos um jantar saboroso, que foi preparado com muito carinho durante todo o dia.

O Lar Paulo de Tarso soma com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna, sem discriminações, espiritualizada e tendo o BEM como eixo de agregação.

Muito obrigado a todos vocês. 

 

(**) Um Feliz Natal

Nas proximidades do Natal e do início de um Novo Ano, o Lar Paulo de Tarso agradece em nome das centenas de crianças que já moraram ou ainda vivem conosco, pelo carinho, apoio e amizade de todos vocês.

Esse calor humano do "chegar junto" em todos os momentos, é a grande força motriz de sustentação e crescimento dessa Corrente do Bem.

Desejamos a todos um Feliz Natal e um Novo Ano de muita Paz, Solidariedade e Esperança.

Continuemos unidos e confiantes em 2016.

Que o aniversariante Jesus inspire a todos nós. 

(**)  Nossos Colaboradores 

Ana Carolina é uma das colaboradoras do Lar Paulo de Tarso. Atua nas terças-feiras à noite como "madrinha do conhecimento" das crianças maiores.

O objetivo é trabalhar temáticas específicas que ajudem as crianças a ampliarem o nível cultural, agregando conhecimento e maturação de assuntos do dia a dia do contexto social.

Atualmente o tema em estudo é sobre "Drogas", que dentro de uma didática pertinente procura-se esclarecer e orientar os nossos pré-adolescentes. Os conteúdos são apresentados das mais variadas formas: materiais impressos, vídeos etc. 

Falar desse trabalho da colaboradora Carol é também uma maneira de agradecer e homenagear a todos os demais colaboradores que participam, interagem e se dedicam às nossas crianças. 

(**) Todos no "Mirabilândia" 

No domingo (22-11-2015) pela iniciativa de alguns parceiros do Lar Paulo de Tarso, as nossas crianças foram ao parque de diversão "Mirabilândia" situado nas proximidades da divisa das cidades de Recife e Olinda.

Com direito a usarem os diversos brinquedos disponibilizados, as 17 (dezessete) crianças presenteadas não fizeram cerimônias e aproveitaram intensamente a tarde diferenciada. Imaginem a ansiedade de algumas querendo fazer tudo ao mesmo tempo em plena efervescência infantil. E ainda saborearam um lanche... Agradecemos a Andréa Leite e sua equipe na organização do passeio, assim como a dedicação e o carinho às nossas crianças.

Foi um dia completo, pois pela manhã já tivemos a alegria de receber um outro grupo de parceiros no Lar, que também levou muita alegria e carinho. Brincaram e interagiram bastante com todas as crianças.

Aproveitamos o momento e estendemos o nosso MUITO OBRIGADO a todos os parceiros do Lar Paulo de Tarso, que sempre somam nesta "Corrente do Bem". Sem vocês nada seria possível. Que Deus inspire a todos! 

 

(**) Momentos de Alegria e Interação

No final de outubro de 2015 as crianças do Lar Paulo de Tarso participaram, juntas com outros amiguinhos, de dois momentos de entretenimentos que lhes proporcionaram muitas alegrias e interações.

No primeiro, promovido pela empresa Copymais, as nossas crianças maiores foram assistir ao filme "Peter Pan" em um Shopping Center da nossa cidade. Ficaram com os "olhos grudados na tela" e ainda tiveram um lanche de acompanhamento.

No segundo, promovido pela empresa Viasul, as crianças foram em um salão de festas infantis, que possuía diversos brinquedos. Imaginem o "corre e corre" delas para aproveitarem todas as opções de diversão.

Bom, não precisa nem falar de que estes dois eventos foram os assuntos campeões da semana no imaginário de cada uma delas.

Os nossos agradecimentos às empresas Copymais e Viasul por estes importantes momentos proporcionados às crianças.

(**) Chegou uma nova menina 

Em 27-10-2015 pela manhã chegou uma nova menina para morar no Lar Paulo de Tarso. Uma fofura de criança.

É mais uma filha do coração que, assim como as outras, é única, primordial e inesquecível.

Seja muito bem vinda! Que Deus inspire a todos nós.

(**) Outubro das Crianças 

Neste mês de outubro já estão agendados diversos grupos para visitarem e alegrarem os finais de semana das crianças do Lar Paulo de Tarso.

É muito gratificante ver e perceber a boa vontade, o esforço e a organização nos mínimos detalhes dos grupos que nos visitam. Todas as pessoas apenas preocupadas em dar um pouco de si ao seu semelhante, seja brincando, acalentando, dialogando, enfim de todas as diversas maneiras que o bem possa se expressar.

Agradecemos a todos vocês pelo empenho nessa ação, que está movida exclusivamente pela força da fraternidade. Continuemos firmes e unidos nessa Corrente do Bem. 

(**) Fortificando a Corrente do Bem

Em 08-10-2015 a convite da Sra. Valéria Rocha da empresa Queiroz Galvão Empreendimentos Imobiliários, a nossa diretora de acompanhamento à criança Glauce Pedrosa fez uma apresentação sobre a finalidade, o funcionamento e os principais desafios do Lar Paulo de Tarso.

Foi um momento muito salutar ao lado de pessoas que trabalham diretamente em uma das obras da referida empresa. Ao final da exposição fomos presenteados com alimentos arrecadados pelos presentes.

Independente de qualquer resultado específico, o importante é somarmos de alguma maneira na construção e disseminação do BEM na nossa sociedade. Na solidariedade, um mais um é sempre mais do que dois. 

Nossos agradecimentos aos organizadores e a todos os que lá compareceram.

(**) Visita ao Forte do Brum

Em setembro de 2015 as nossas crianças foram visitar o Museu do Forte do Brum localizado em Recife.

O Forte do Brum tem mais de 380 anos de existência e faz parte ativa de diversos momentos históricos da história de Pernambuco: os períodos holandês e português, a Confederação do Equador, entre outros.

Foram momentos de aprendizado para as nossas crianças sobre a história e a cultura do povo pernambucano. Além disso o ambiente é muito agradável para passear, propiciando um bom entretenimento para elas. Foi uma tarde de cultura e lazer, que a turminha aproveitou muito bem.

 

 

 

 

 

 

 


(*
*) MAC Dia Feliz

Em 29-08-2015 pela manhã, dentro de uma iniciativa do CIAF + FCM-83 + CSL-77 (CIAF: Centro Integrado de Apoio Familiar, FCM-83: médicos formandos da Ciências Médicas, CSL-77: ex-alunos do colégio São Luís), as crianças do Lar Paulo de Tarso participaram do "MAC Dia Feliz", cuja renda é destinada ao tratamento de crianças com câncer.

Foram momentos muito agradáveis, com direito a alegria, mágico e lanche.

Tivemos a grata satisfação das presenças de Wilson, Ângela e Nadja, que estavam representando o CIAF + FCM-83 + CSL-77. Muito obrigado a todos vocês por estes momentos de solidariedade humana.

(**) Visita da Loja Maçônica

Em 29-08-2015 à tarde, tivemos a alegria de receber a visita de diversos membros da Loja Maçônica União e Trabalho No 12 situada em Recife.

Foi uma tarde de entretenimento e confraternização, sendo proporcionado para a nossa turminha a apresentação de um mágico e um saboroso lanche.

Agradecemos e parabenizamos a todos os que fazem a respectiva Loja Maçônica pelo espírito de solidariedade e responsabilidade social. Foi uma tarde maravilhosa para as nossas crianças.

(**) Passeio do NAEG

No dia 16-08-2015 em uma iniciativa do NAEG - Núcleo de Apadrinhamento Estrela Guia pertencente ao Juizado da Infância e Juventude, dois dos nossos meninos acompanhados da tia Renata, foram ao estádio da Ilha do Retiro assistirem ao jogo do campeonato brasileiro Sport x Ponte Preta.

Os dois são torcedores do Sport e nunca tinham ido ao estádio. Foi um sonho infantil concretizado pela solidariedade humana.

Também neste dia um grupo formado em sua maioria por pessoas que trabalham no TJPE - Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, esteve pela manhã levando muita alegria e um delicioso lanche para a nossa turminha.

Aproveitamos este momento para agradecer a todos os nossos visitantes, que sempre levam alegria e bem estar para as nossas crianças.

(**) Parque da Jaqueira

Ainda no clima de aproveitar as férias escolares, uma parcela das nossas crianças esteve no agradável Parque da Jaqueira em Recife.

Neste mundo cada vez mais digital, as crianças aproveitaram o verde, os espaços abertos na natureza, o correr leve e solto, que um ambiente espaçoso, aprazível e natural pode oferecer.

Foi uma tarde alegre, divertida e esportiva, que a nossa turminha interagiu com outras crianças que lá estavam, mostrando o quão belo, esperançoso e simples é o mundo infantil. Continuemos todos otimistas, alegres e unidos.

 

(**) Museu Cais do Sertão

Em 15-07-2015 uma parcela das nossas crianças visitou o "Museu do Cais do Sertão" localizado em Recife.

O Museu possui uma bela exposição da cultura regional. Com muita interatividade e diversidade, o lugar convida-nos a fazer uma viagem ao sertão nordestino.

Tudo muito bem pensado para a perfeita imersão no clima sertanejo: decoração, iluminação e riacho artificial. A interação é completada com o cantar e o tocar das músicas de Luiz Gonzaga. 

Foi uma tarde de cultura e lazer, que as nossas crianças adoraram.

 

"O amor não é apenas um sentimento, é acima de tudo uma ação".  - Provérbio Judaico

------------------------------------------------------------------------
Clique aqui e saiba como colaborar com o Lar Paulo de Tarso
------------------------------------------------------------------------