"A falta de amor é a maior de todas as pobrezas".

- Madre Teresa de Calcutá

 

 

 

 

 

 

 COMUNICADO

Em virtude do surto do vírus COVID-19, o Lar Paulo de Tarso comunica a todos os seus colaboradores que as visitas às nossas
crianças e adolescentes estão suspensas temporariamente.
Com prudência e serenidade todos superaremos esta fase.
Agradecemos pela compreensão e o apoio de vocês.

 

 Oásis de Esperança: Acolhendo e Educando

Com o projeto “Oásis de Esperança: Acolhendo e Educando”, o Lar Paulo de Tarso foi selecionado pelo "Criança Esperança", que é coordenado pela UNESCO, tendo a Rede Globo como parceira na divulgação.

O projeto, que será executado durante o ano de 2022, está restrito a alguns aspectos específicos, onde destacamos uma pequena reforma física, que viabilizará a criação de uma ambiência de estudo para as crianças e os adolescentes acolhidos.

O processo seletivo deste ano priorizou a temática Educação, devido aos diversos desafios nesta área oriundos da pandemia.

O Lar, atuando como um oásis de esperança, continuará reconstruindo vidas com amor.

Agradecemos o vital apoio de vocês nesta Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós!

 Acolhidas novas crianças


Ontem à tarde (14-07-2021), foram acolhidos dois meninos no Lar Paulo de Tarso. São dois irmãos, com seis e dez anos de idade. O encaminhamento foi feito pelo Juizado da Infância e Juventude. 

Em função de situações emergenciais, no momento estão morando no Lar 19 (dezenove) crianças, cujo quantitativo está acima da nossa capacidade normal. Devido a isto, foram tomadas algumas medidas extraordinárias e temporárias, em especial no aspecto de segurança e qualidade de vida.

Agradecemos o apoio de todos vocês nesta Corrente do Bem.

Continuemos reconstruindo vidas com amor. 

Que Deus inspire a todos nós!

 Chegaram novas crianças 

Hoje pela manhã (05-07-2021), foram acolhidas 05 (cinco) crianças no Lar Paulo de Tarso. Sendo três meninos e duas meninas, com idades variando de três a dez anos. Todas foram encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude. 

No momento moram no Lar 17 (dezessete) crianças, estando com o seu limite máximo ultrapassado devido a algumas situações emergenciais. Em função disto, foram necessários alguns ajustes imediatos e temporários, para que se tornasse possível o acolhimento de todas as crianças, dentro dos padrões de segurança e qualidade de vida. 

O Lar, como um oásis de esperança, continua reconstruindo vidas com amor. 

Agradecemos o apoio de vocês nesta Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós!

 Acolhida nova criança


Em 23-06-2021 à tarde, foi acolhido um menino para morar no Lar Paulo de Tarso. Ele possui 03 (três) anos de idade, sendo encaminhado pelo Juizado da Infância e Juventude.

Chegou no dia dos festejos de São João, que neste ano ocorreram de forma bem moderada e interna, seguindo os protocolos sanitários devido à pandemia. De qualquer maneira, ele já experimentou umas comidas típicas e se vestiu de “matuto”.

Nos próximos dias teremos a verificação das vacinas, as análises médicas, psicológicas, odontológicas, entre outros cuidados biopsicossocial e espiritual.

O Lar, atuando como um oásis de esperança, continua reconstruindo vidas com amor.

Continuemos somando nesta Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós!


 Vídeo Live: 30 anos do Lar Paulo de Tarso

Informamos que o "Vídeo Live: 30 anos do Lar Paulo de Tarso", que foi realizado em 27-05-2021 pelo expositor Leonardo Machado, abordando o tema "a importância de espiritualidade na educação", já se encontra disponibilizado.

Aos interessados, favor clicarem aqui

 Parabéns ao Lar Paulo de Tarso! 

Parabéns a todos os que fizeram e fazem o Lar Paulo de Tarso.

Hoje (27-05-2021), são exatos 30 anos de caminhada, centenas de crianças e adolescentes acolhidos, desafios diários, responsabilidades constantes, cuidados ininterruptos e aprendizados contínuos, mas principalmente, um crescimento nos valores espirituais e na fé em Deus.

Se necessário, que venham mais 30 anos, pois o Lar Paulo de Tarso estará sempre atuante, enquanto existirem crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade. 

Que Deus inspire a todos nós! 

 O Lar Paulo de Tarso convida vocês 

Será uma imensa alegria ter a presença de vocês na “Live” comemorativa dos 30 anos de fundação do Lar Paulo de Tarso, que ocorrerá exatamente no dia do seu aniversário. Todos estão convidados! 

Segue a programação: 

- Data: 27-05-2021 (quinta-feira)

- Horário: 20 às 21h

- Expositor: Leonardo Machado

- Tema: A Importância de Espiritualidade na Educação

- Plataforma on-line (Instagram): @iclarpaulodetarso 

A nossa gratidão a todos que somam nesta Corrente do Bem!

 Chegaram duas novas crianças 

Ontem pela manhã (19-05-2021), foram acolhidos dois meninos para morar no Lar Paulo de Tarso. Eles são irmãos e possuem 04 (quatro) e 02 (dois) anos de idade, tendo sido os mesmos encaminhados pelo Juizado da Infância e Juventude.

Eles chegaram um pouco assustados e chorosos, mas, com muito carinho e cuidados, estão se adaptando rapidamente ao Lar. São os nossos novos filhos do coração. Que sejam muito bem-vindos!

Cada caso é um caso, devido a isto não sabemos se eles morarão por dias, meses ou anos no Lar, mas no tempo em que estiverem conosco, serão protegidos, educados e principalmente muito amados.

Continuemos somando nesta Corrente do Bem!

 Acolhida nova criança

 

Hoje à tarde (18-05-2021), foi acolhido um menino para morar no Lar Paulo de Tarso. Ele possui 07 (sete) anos de idade, sendo encaminhado pelo Conselho Tutelar.

Já começaram os primeiros cuidados protetivos, tendo ele tomado um saudável banho e logo em seguida, saboreado uma apetitosa refeição. Nos próximos passos teremos a verificação das vacinas, as análises médicas, psicológicas, odontológicas, entre outros.

O Lar será para ele um oásis de esperança, onde terá acesso ao desenvolvimento biopsicossocial e espiritual, dentro de uma educação integral.

Continuemos reconstruindo vidas com amor, somando nesta Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós!

  Sejam felizes!

Em 12-05-2021, o Juizado da Infância e Juventude autorizou a reinserção familiar de 05 (cinco) irmãos: duas meninas e três meninos. Eles moraram um ano e três meses no Lar Paulo de Tarso.

Depois de superados alguns desafios, bem como concretizadas importantes iniciativas, as crianças retornam para os braços dos pais biológicos. Saudades!

O Lar Paulo de Tarso, atuando como um oásis de esperança para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, continuará reconstruindo vidas com amor.

A nossa gratidão pelo vital apoio que temos recebido de vocês. Que Deus inspire a todos nós!

 

 Acolhidas novas crianças


Hoje à noite (03-05-2021), foram acolhidos 02 (dois) meninos para morar no Lar Paulo de Tarso, que possuem seis e dois anos de idade. São irmãos e foram encaminhados pelo Conselho Tutelar.

Já estão demonstrando uma rápida adaptação com os seus novos irmãozinhos do coração, interagindo bem com a “turminha”.

O Lar será para eles um oásis de esperança, onde receberão todas as medidas protetivas e muito amor.

Continuemos somando nesta Corrente do Bem.

 Lar Paulo de Tarso - 30 Anos Acolhendo com Amor

Neste mês de maio de 2021, o Lar Paulo de Tarso completa 30 (trinta) anos de existência.

Nesta caminhada de três décadas, já moraram no Lar centenas de crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Sempre no esforço de ser cada vez mais um lar que acolhe, sendo cada vez menos uma instituição que abriga, tornou-se um Oásis de Esperança na fase mais delicada de suas vidas.

Com o lema "reconstruindo vidas com amor", o Lar tem como referência educacional o "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".

Neste mês especial, parabenizamos todos os que somam nessa Corrente do Bem, bem como às nossas crianças e adolescentes, que serão para sempre nossos filhos e filhas do coração.

Hoje, muitas delas já crescidas, morando em diversas cidades, estados e países... Saudades!

Que Deus continue amparando e inspirando a todos nós!

Vídeo oficial do Lar: clique aqui.

 Vídeo oficial do Lar Paulo de Tarso 

Neste ano de 2021, o Lar Paulo de Tarso completa 30 (trinta) anos de existência.

Entre outras singelas iniciativas, apresentamos o vídeo oficial do Lar.

Esta produção foi feita de forma gratuita pela Figa Produção de Imagens.

Agradecemos a ela e a vocês, pelo apoio nesta Corrente do Bem.

Que Deus inspire a todos nós!

Clique aqui e veja o vídeo. 

 Chegaram novas crianças 

Hoje à tarde (23-02-2021), foram acolhidos 02 (dois) meninos para morar no Lar Paulo de Tarso, que possuem sete e cinco anos de idade. São irmãos e foram encaminhados pelo Conselho Tutelar.

Estão no momento vivenciando o natural início de entrosamento com o restante da turminha, após os primeiros cuidados corporais.

O Lar será para eles um oásis de esperança, que encontrarão todos os requisitos que sustentam o lema “reconstruindo vidas com amor”.

Continuemos somando nesta Corrente do Bem.

 Espiritualidade do ser

A espiritualidade do ser é um valor ético no Lar Paulo de Tarso. É um viver na fraternidade diante da infinitude espiritual da vida. Tem como base de reflexão o "conhece-te a ti mesmo" e como postura de ação o "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". 

No Lar, temos atividades educativas que somam no fortalecimento deste valor, que destacamos a prática diária da oração, a participação semanal das nossas crianças e adolescentes em atividades infantojuvenis do Núcleo Espírita Auta de Souza (NEAS), a reunião semanal de Evangelho no Lar, entre outras ações.

Acolhemos várias crianças que nunca oraram na vida, pois não tiveram este incentivo, mas com pouco tempo começam a sentir o “Pai Nosso”. 

Neste período de pandemia, as atividades presenciais no NEAS foram temporariamente suspensas, mas não pararam. Semanalmente a sua equipe infantojuvenil disponibiliza vídeos para serem vistos e estudados no próprio Lar, que tem sido de muita utilidade para a nossa turminha. Os vídeos trazem temas reflexivos importantes no campo da espiritualidade do ser, que destacamos a fraternidade, a honestidade, o pacifismo, o perdão, a cidadania, a humildade, o cuidar da natureza, a imortalidade da alma, a solidariedade, entre outros. 

Continuemos todos somando nesta Corrente do Bem.

  Acolhidas novas crianças

Ontem à tarde (09-02-2021), foram acolhidas 03 (três) novas crianças para morar no Lar Paulo de Tarso, que possuem um e meio, três e seis anos de idade. Elas foram encaminhadas pelo Conselho Tutelar.

Já começaram os primeiros cuidados protetivos, como a higiene corporal, a boa alimentação, a verificação das vacinas, as análises médicas, psicológicas, odontológicas entre outras.

O Lar será para elas um oásis de esperança, onde terão um espaço ético, fraterno, agradável e de promoção do desenvolvimento biopsicossocial e espiritual. Será um local de agregação de valor em direção à espiritualidade do ser.

Quanto tempo elas morarão conosco? Não sabemos. Podem ser dias, meses ou anos, mas o que sabemos é que elas serão sempre muito amadas.

Continuemos reconstruindo vidas com amor, somando nesta Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós!

 Que seja feliz!

Ontem (02-02-2021), o Juizado da Infância e Juventude autorizou a inserção em família extensa de uma das nossas crianças.

Ao se despedir, ganhou de presente o livro “Jesus no meu lar” (Turma da Mônica), que possui 26 capítulos que se reportam aos ensinamentos morais de Jesus. Que seja muito feliz em sua nova família!

O Lar Paulo de Tarso, atuando como um oásis de esperança para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, continuará reconstruindo vidas com amor.

O nosso muito obrigado pelo vital apoio que temos recebido de todos vocês.

 Redes Sociais

Mudamos o username do nosso Instagram para padronizar todas as nossas redes sociais.

Agora ficou mais fácil para você seguir, curtir e compartilhar nosso conteúdo:

- No Instagram e no Facebook: @iclarpaulodetarso

- No Youtube: IC Lar Paulo de Tarso

O nosso site continua www.iclarpaulodetarso.org.br

 Diga não às drogas!

O uso de drogas pelos pais, especialmente o crack, é a maior causa de abandono de crianças no Brasil, de acordo com o Mapa da Violência.

Ao longo de seus 30 anos, o Lar Paulo de Tarso vive essa triste realidade na prática. São muitas as crianças encaminhadas pelo Juizado da Infância e da Juventude ou pelos Conselhos Tutelares em virtude do problema, que gera efeitos devastadores nas famílias e no futuro desses meninos e meninas.

Além do abandono, as crianças muitas vezes são vítimas de outros tipos de violência por conta da dependência química dos pais: abuso sexual, agressão física, trabalho infantil, tráfico humano, tortura etc.

Há, ainda, outra questão bastante delicada: o uso de crack pela mãe engrossa a lista dos preconceitos que permeiam a adoção.

Há receio de que os bebês abandonados venham a sofrer transtornos mentais no futuro, associados à droga consumida durante a gestação.

No entanto, profissionais de saúde atestam que a proteção, o suporte psicológico e o apoio familiar anulam fatores de risco.

Quando chegam ao Lar Paulo de Tarso e durante todo o tempo em que moram conosco, as crianças e adolescentes são cercadas de amor.

Por meio de uma educação integral, estimulamos o desenvolvimento biopsicossocial e espiritual através dos seguintes pilares: aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver.

É uma caminhada contínua em direção à espiritualidade do ser.

Para isso, contamos com o apoio de Deus, primeiramente, e dos trabalhadores, colaboradores, parceiros, associados, doadores e voluntários que tornaram e tornam possível a construção desta estrada.

Nossa gratidão a todos!

 O desafio continua em 2021 

Agradecemos por todo o apoio direcionado ao Lar Paulo de Tarso. 

A desafiadora travessia financeira iniciada no segundo semestre do ano passado, perdura neste início de 2021, pois ainda não foi retomado o convênio público outrora finalizado. 

Acreditamos que o mesmo seja reiniciado nos próximos meses, conforme a mais recente previsão. 

Com o inestimável apoio de vocês, o Lar continua sendo um oásis de esperança para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade. Que Deus inspire a todos nós!

 Ano 2020 - Compartilhando informações 

No ano de 2020, o Lar Paulo de Tarso teve atuação com 53 (cinquenta e três) crianças e adolescentes, sendo 37 no acolhimento direto e 16 no acompanhamento após o desacolhimento. Todo este trabalho foi extensivo aos seus familiares. 

No período do acolhimento direto, elas moraram no Lar, recebendo diuturnamente todos os cuidados e medidas protetivas. O período de moradia durou dias, meses ou todo o ano, variando caso a caso. 

No processo de acompanhamento no “após desacolhimento”, que no nosso caso dura seis meses, contemplando os casos de reinserção familiar e inserção em família extensa, foram feitas diversas visitas, monitoramentos e relatórios para averiguação das condições de vida nas novas moradias. As informações foram repassadas para o Juizado da Infância e Juventude. 

O Lar é uma grande família com centenas de filhos e filhas do coração, que hoje moram no Brasil e em outros países. Nunca deixarão de ser lembrados e amados. 

Agradecemos pelo vital apoio de vocês. Que Deus inspire a todos nós em 2021! 

Leiam a síntese das atividades do Lar Paulo de Tarso no ano 2020 clicando aqui 

 Feliz 2021!

Em 2021, o Lar Paulo de Tarso completará três décadas acolhendo de forma integral, crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade. 

Neste ano especial, desejamos muita Paz e perseverança no Bem, com todos unidos Reconstruindo Vidas com Amor. 

Que o Lar continue sendo esse Oásis de Esperança e que Deus seja a fonte de todas as nossas inspirações!

 Feliz Natal!

Neste mês de dezembro de 2020, recebam o Feliz Natal das crianças e adolescentes do Lar Paulo de Tarso. Cliquem aqui. 

 Que sejam felizes!

Hoje (18-12-2020), o Juizado da Infância e Juventude autorizou a reinserção familiar das nossas duas caçulinhas e gêmeas, que possuem dois anos de idade.

Retornam aos braços maternos neste mês em que comemoramos o aniversário de Jesus. Que o “amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” seja a bandeira desta nova família restituída.

O Lar Paulo de Tarso, atuando como um oásis de esperança para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, continuará reconstruindo vidas com amor.

O nosso muito obrigado pelo vital apoio que temos recebido de todos vocês.

 Feliz Natal e Paz no Ano Novo!

O Lar Paulo de Tarso agradece a todos vocês pelo apoio, comprometimento e solidariedade no transcurso deste ano.

Em 2021, continuemos unidos reconstruindo vidas com amor neste oásis de esperança de crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Que o “amai-vos uns aos outros” do aniversariante Jesus sempre nos inspire e fortaleça nesta Corrente do Bem.

Desejamos um Feliz Natal e um Novo Ano de muita paz, fraternidade e esperança.

 Chegou um príncipe

Hoje à tarde (02-12-2020), foi acolhida uma nova criança para morar no Lar Paulo de Tarso. É um menino de 06 anos de idade, que foi encaminhado pelo Juizado da Infância e Juventude. Que seja muito bem-vindo!

Anteontem chegaram duas princesas gêmeas, hoje chegou um príncipe e nos próximos dias... Quem sabe? O que sabemos é que enquanto existirem crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, o Lar Paulo de Tarso se esforçará ao máximo para somar com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna e espiritualizada.

Continuemos somando nesta Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós! 

 Apoio na travessia 

Há 29 anos, o Lar Paulo de Tarso acolhe crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade. Por sermos uma organização beneficente, precisamos também de doações para manter nossos compromissos. 

Com a proximidade do fim do ano, os gastos aumentam, já que temos que honrar o 13º dos nossos colaboradores. Por isso, reforçamos a campanha de doação nesta reta final de 2020. 

Se possível, retransmitam esta mensagem para os seus conhecidos e somemos nesta "Corrente do Bem". Gratidão!

 Que sejam felizes!

Em 17-11-2020, o Juizado da Infância e Juventude autorizou a reinserção familiar de uma das nossas crianças: uma menina de 11 anos de idade.

Que ela tenha muita paz neste retorno aos braços maternos. Que Deus seja a fonte de inspiração desta família restituída!

O Lar agradece o apoio de todos vocês nesta Corrente do Bem, que propicia a continuarmos “reconstruindo vidas com amor”.

 O Lar convida você 

O Lar Paulo de Tarso foi fundado em 1991 e fica localizado na Rua Jerônimo Heráclio, 479, IPSEP, Recife-PE.

A nossa razão de existir é acolher de forma integral crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, somando com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna e espiritualizada.

O nosso sonho é ser cada vez mais um lar que acolhe, sendo cada vez menos uma instituição que abriga. 

Temos como valores éticos o sim à vida desde a concepção, a cultura de paz e a espiritualidade do ser.

Aos que tiverem interesse em acompanhar as atividades do Lar pela Internet, inteirando-se das notícias, conhecendo os desafios, apoiando na dinâmica e muito mais, acessem os seguintes canais:

- No INSTAGRAM: @iclarpaulodetarso

- No FACEBOOK: @iclarpaulodetarso

- No YOUTUBE: IC Lar Paulo de Tarso

- Na Lista ICLPT-PARCEIROS (grupo de apoio por e-mail): solicitar inscrição para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- No WHATSAPP (grupo de voluntários): solicitar entrevista para ser voluntário para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- No SITE: www.iclarpaulodetarso.org.br

O Lar é um oásis de esperança, reconstruindo vidas com amor.

Contamos com todos vocês nesta “Corrente do Bem”.

 A travessia continua... 

Agradecemos mais uma vez pelo apoio que está sendo direcionado ao Lar Paulo de Tarso.

A desafiadora travessia financeira ora em vigor, devido à suspensão temporária de um convênio público, bem como todos os reflexos de um ano atípico de pandemia, ainda não foi superada.

Continuemos unidos nesta Corrente do Bem, reconstruindo vidas com amor.

Com o apoio de vocês, o Lar continuará sendo um oásis de esperança. Que Deus inspire a todos nós!

(Clique aqui e saiba como colaborar com o Lar Paulo de Tarso).

 Que seja feliz!

Em 29-10-2020 foi finalizado pelo Juizado da Infância e Juventude o processo de adoção familiar de um dos nossos meninos. Ele tem seis anos e morava há mais de três anos no Lar Paulo de Tarso.

Desejamos que tudo dê certo e que a nova família seja muito feliz. Saudades!

Atuando como um oásis de esperança no momento mais crítico das vidas de crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, o Lar continua reconstruindo vidas com amor.

Agradecemos o apoio de vocês nesta Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós!

 Acolhida nova criança

Em 20-10-2020 à noite, o Conselho Tutelar encaminhou um menino para morar no Lar Paulo de Tarso. Ele tem 10 (dez) anos de idade.

Chegou de forma tímida e observadora, mas já está interagindo bem com os seus novos irmãos do coração. Que seja muito bem-vindo!

Quanto tempo ele morará no Lar? Não sabemos, pois cada caso é um caso. Poderá ser dias, meses ou anos, mas no tempo que for necessário ele receberá todas as medidas protetivas e muito amor.

Continuemos reconstruindo vidas com amor nesse oásis de esperança.

Agradecemos a todos vocês pelo apoio nesta Corrente do Bem.

 Exploração sexual infantojuvenil 

Hoje vamos falar de exploração sexual infantojuvenil que, embora também se valha da criança ou adolescente para satisfação sexual de um adulto, difere-se do abuso por envolver dinheiro ou gratificação e tratar o menor como mercadorias. É o incentivo à prostituição, à escravidão sexual e à pornografia. 

De acordo com pesquisa divulgada recentemente pela empresa americana de software de segurança Netskope, o acesso a sites de pornôs sofreu um incremento de 600% durante a pandemia de Covid-19, em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Os pais ou responsáveis precisam ficar atentos ao que os filhos assistem na internet, com quem conversam, e, também, com o que postam (pais e filhos), já que os criminosos visitam as redes sociais de pessoas comuns para obter fotos de menores. Eles modificam as imagens para deixá-las sexualmente interessantes e as comercializam. Isso é muito sério!  

A exploração sexual é crime previsto no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), imputável ao próprio agressor, ao aliciador, ao intermediário que se beneficia comercialmente do abuso. 

Qualquer caso de exploração sexual infantojuvenil deve ser denunciado ao serviço Disque 100, mantido pela Secretaria de Direitos Humanos, ligada à Presidência da República. 

O Disque 100 também recebe denúncias de abuso sexual, negligência, pornografia, tráfico de crianças e adolescentes e violência física e psicológica.

 Proteção contra o abuso sexual

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 32 mil casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes em 2018. É o maior número desde 2011, ano em que os agentes de saúde passaram a ter obrigação de computar os atendimentos.

São mais de três casos por hora. De 2011 para cá, os números já somam 177,3 mil notificações.

Dentre os casos registrados em 2018 pelo Ministério da Saúde, dois terços ocorreram dentro de casa. A cada quatro casos, em um deles os abusadores faziam parte do círculo de amigos ou conhecidos da vítima, em 23%, o pai ou padrasto.

Segundo a @childhoodbrasil, estima-se que apenas 10% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes sejam notificados às autoridades. Essa subnotificação pode acontecer, entre outros fatores, porque esse tipo de crime é ainda pouco debatido e visto como um tabu pela sociedade.

Diante de estatísticas tão alarmantes, precisamos ensinar a nossas crianças e adolescentes a como se protegerem do abuso sexual. Informação é a melhor ferramenta de prevenção!

 Proteção

Neste mês de outubro, queremos chamar a atenção para um problema sério: a exploração e o abuso sexual na infância. Por isso, preparamos uma série de postagens sobre o tema, que divulgaremos nos próximos 30 dias. Além dos presentes que eles tanto gostam, nossas crianças e adolescentes também precisam de PROTEÇÃO!

Sigam o Lar nas Redes Sociais:

- Facebook: @iclarpaulodetarso 

- Instagram: @iclarpaulodetarso

- Youtube: IC Lar Paulo de Tarso

 

Que sejam felizes!
 

Hoje (18-09-2020) foi autorizado pelo Juizado da Infância e Juventude a reinserção familiar de dois irmãos, que moravam há algum tempo no Lar Paulo de Tarso. Uma menina de 12 anos e um menino de 06 anos de idade.

Ficaremos todos na esperança de que serão muito felizes. Que Deus seja a fonte de inspiração desta família restituída!

Sendo um oásis de esperança, o Lar continuará na estrada de reconstruir vidas com amor.

Agradecemos o vital apoio de todos vocês nesta Corrente do Bem. 

Acolhida nova criança 

Em 11-09-2020 o Juizado da Infância e Juventude encaminhou um menino para morar no Lar Paulo de Tarso. Ele tem um ano e meio de idade.

Pequenino, mas já bem ativo e vivaz. É o nosso mais novo filho do coração e também o atual caçula. Que seja muito bem-vindo!

Continuemos reconstruindo vidas com amor.

Agradecemos a todos vocês pelo apoio nesta Corrente do Bem.

Que sejam felizes!

Nunca é fácil o momento de despedida das nossas crianças e adolescentes. Os sentimentos se misturam: a lembrança dos episódios vivenciados e a alegria de vê-las em uma nova perspectiva.

Hoje (02-09-2020) tivemos mais um desses momentos: foi autorizada a reinserção familiar pelo Juizado da Infância e Juventude de três irmãos, que moravam há algum tempo no Lar Paulo de Tarso. Um menino de 09 anos e duas meninas de 07 e 04 anos de idade, retornaram ao afago materno.

Ficaremos todos com uma saudade serena, mantendo a esperança de que serão muito felizes.

O Lar é um oásis de esperança, que acolhe e protege crianças e adolescentes. Depois, mais fortalecidas e com um sol a brilhar, elas recomeçam as suas estradas na vida.

Continuemos todos somando nesta Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós!

 

Aconteceu no Lar

O Lar Paulo de Tarso atua como um “oásis de esperança” para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Os momentos vivenciados são ricos em ensinamentos.

Em um dia pela manhã, um menino de 05 (cinco) anos acorda no Lar e diz para a tia que teve um sonho. Falou que uma mulher lhe disse que na tarde daquele dia, chegaria um amiguinho para morar com ele. A mulher também teria especificado o nome do novato.

Não havia previsão de nova criança neste dia, inexistindo qualquer comunicado dos órgãos competentes.

No final da tarde chegou um menino trazido pelo Conselho Tutelar, cuja motivação teria sido uma situação familiar imprevista e emergencial. A nova criança tinha o mesmo nome dito no sonho.

Os dois amiguinhos conviveram um bom tempo no Lar Paulo de Tarso.

As reflexões e conclusões deixamos por conta de cada um.

Continuemos somando nesta Corrente do Bem.

Que sejam felizes!

Em 17-08-2020 duas crianças que moravam no Lar Paulo de Tarso, tiveram a adoção autorizada pelo Juizado da Infância e Juventude. São duas meninas e irmãs. Elas viveram aproximadamente um ano e meio no Lar.

Desejamos que elas sejam muito felizes nesse novo ciclo das suas vidas, constituindo uma bela família com os seus novos pais.

O Lar continuará sendo um "oásis de esperança" para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Continuemos todos “reconstruindo vidas com amor”.

Acolhida nova criança

Em 04-08-2020 à tarde chegou um menino para morar no Lar Paulo de Tarso, que foi encaminhado pelo Juizado da Infância e Juventude. Ele tem 05 anos de idade.

Ainda está em tenra idade, mas já passou por diversas experiências na vida.

Assim como as demais crianças e adolescentes no Lar, ele será protegido, cuidado e amado neste oásis de esperança. Que seja muito bem-vindo!

O Lar continuará firme no seu lema “reconstruindo vidas com amor”.

Continuemos todos somando nesta Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós!

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA - INSTITUIÇÃO DE CARIDADE LAR PAULO DE TARSO  CNPJ Nº. 35.618.933/0001-21

Ficam os associados da INSTITUIÇÃO DE CARIDADE LAR PAULO DE TARSO, que estejam com suas obrigações em dia conforme rege o Estatuto Social, convidados a se reunirem em Assembleia Geral Ordinária a se realizar no dia 03 de agosto de 2020 às 19h30min na sede social da Instituição, na Rua Jerônimo Heráclio, nº 479, IPSEP, nesta cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, a fim de eleger a nova Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal com mandato para 04/09/2020 a 03/09/2023. A posse será automática em 04-09-2020. Recife, 20 de julho de 2020 Atenciosamente, Renata Kalline Lins Silva Diretora Geral.

Que tenham um excelente retorno!

Em 15-07-2020 três crianças que moraram quase um ano no Lar Paulo de Tarso, foram reinseridas na sua família original pelo Juizado da Infância e Juventude. Dois meninos e uma menina, com idades variando de 03 a 07 anos. São irmãos.

Desejamos que esses filhos do coração sejam muito felizes nessa nova realidade, bem como a todos os seus familiares.

O Lar continua sendo um oásis de esperança com o seu lema “reconstruindo vidas com amor".

Continuemos todos somando nesta Corrente do Bem.

Acolhida nova criança 

Na madrugada de 06-07-2020 foi morar no Lar Paulo de Tarso uma menina, encaminhada pelo Conselho Tutelar. Ela possui 11 anos de idade.

Iniciam-se agora todos os cuidados protetivos, tendo como eixo central a educação integral, que destacamos os seguintes pilares estruturantes: aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver.

O Lar é um espaço ético, fraterno, agradável e de promoção do desenvolvimento biopsicossocial e espiritual. É uma caminhada contínua em direção à espiritualidade do ser. 

Continuemos todos “reconstruindo vidas com amor”, somando nesta Corrente do Bem.

Que seja feliz! 

Em 01-07-2020 uma das crianças que morava no Lar Paulo de Tarso, teve a sua adoção autorizada pelo Juizado da Infância e Juventude. É um menino de 06 anos de idade e viveu um pouco mais de 03 anos no Lar.

Desejamos que ele seja muito feliz nessa nova estrada, bem como parabenizamos o casal que o adotou.

Em breve outra criança chegará ao Lar para ser protegida, cuidada e amada, junto com as demais.

O Lar continuará sendo um "oásis de esperança" para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Continuemos todos somando nesta Corrente do Bem.

Nossa festinha de São João 

Em 23-06-2020 à noite, teve muita comida típica, roupa de matuto, forró e brincadeira, na festinha junina do Lar Paulo de Tarso.

Este ano, por causa da pandemia, não pudemos ter a participação dos nossos voluntários, como de costume. Foi uma festinha apenas interna.

Se Deus quiser, no próximo ano, a gente comemora junto. Bom São João para todos!

Chegaram novas crianças 

Em 12-06-2020 duas meninas foram morar no Lar Paulo de Tarso, sendo encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude. Elas possuem 05 e 06 anos de idade. São as nossas mais novas filhas do coração.

Ainda estão em pleno desabrochar da vida, mas já enfrentando alguns desafios. No Lar elas serão crianças, simplesmente crianças.

Em paralelo todos os cuidados serão implementados: espiritualidade do ser, escola, vacinação, educação integral, acompanhamento da saúde, lazer e principalmente muito “amor”, o nosso valor raiz.

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine". - Paulo de Tarso.

Continuemos todos “reconstruindo vidas com amor”, somando nesta Corrente do Bem.


Apoio na travessia 

O Lar Paulo de Tarso desde 1991 acolhe de forma integral crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, ou seja, abandono, abuso sexual, negligência e maus tratos. O trabalho é extensivo aos seus familiares.

A sua direção é formada por voluntários, sem qualquer tipo de remuneração. O Lar possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) número 71000.054671/2016-12, bem como toda a documentação legalmente exigida. O seu endereço é Rua Jerônimo Heráclio, 479, IPSEP, Recife-PE.

A sua receita é oriunda de convênios, doações, associados, parcerias e eventos. Recentemente tivemos a conclusão de um convênio público, cuja previsão de retorno é no final deste ano.

Diante deste fato, agradecemos a todos que solidariamente possam e queiram nos apoiar nestes 06 meses de travessia.

Aos interessados, seguem algumas sugestões de iniciativas:

  • Doar qualquer valor financeiro:

- Razão social: Instituição de Caridade Lar Paulo de Tarso

- Banco: Banco do Brasil (001)

- Agência: 1245-9

- Conta Corrente: 119346-5

- CNPJ: 35.618.933/0001-21 (PIX)

Enviem o comprovante para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e emitiremos o recibo.

  • Doar Alimentos / Material de Higiene e Limpeza: entrar antes em contato pelo celular 98877.5505 (whatsapp), caso queiram saber das demandas no período da doação;

  • Doar utensílios infantis (roupas, fraldas descartáveis etc.): entrar antes em contato pelo celular 98575.3668 (whatsapp), caso queiram saber das demandas no período da doação;

  • Tornar-se associado: ir acima no menu “Como Colaborar”.

O Lar Paulo de Tarso agradece pelo apoio de todos vocês a esta "Corrente do Bem", independente de qualquer colaboração material, pois sabemos do sentimento fraterno que é continuamente emitido para o Lar, gerando uma inestimável força motriz. Que Deus inspire a todos nós!

(Solicitamos a gentileza de compartilharem esta mensagem)

Adoção: um ato de amor (IV)

Foi aos nove anos de casados, em 2018, que Dreide e Alysson decidiram aumentar a família. Como não podiam ter filhos, eles se inscreveram no Cadastro Nacional de Adoção na sua cidade.

Durante o curso preparatório, o casal foi apresentado ao Projeto Família @ceja_pe , que coloca na internet fotos e histórias de crianças e adolescentes aptos para serem adotados.

“Alysson sempre dizia que queria quatro. ‘Vamos devagar, vamos começar com dois’. Mas era de até cinco anos, bebezinho até cinco anos”, relembra Dreide sobre a expectativa inicial deles.

“Na hora que eu peguei o celular, vi a foto dos três. Deu aquele ‘tsss’, e aí eu falei: ‘Alysson, olha, são eles!’”, conta a mãe do coração. Eram os irmãos Nicole (6 anos), Nyvia (9 anos) e Nilton (11 anos).

As crianças moravam no Lar Paulo de Tarso e estavam no processo de adoção por outra família, quando o casal se apaixonou por eles.

Para conhecer os futuros filhos, Dreide viajou até o Recife.

“Quando eu entrei na casa, Nyvia estava andando de patins, aí ela parou, sentou, ficou me olhando, desconfiada. Nilton estava no videogame, bem sério, e não deu muita atenção. Já Nicole, com aquele jeito dela, me agarrou pelo pescoço e me chamou de ‘mamãe’. Todo mundo ficou parado, me olhando”, conta.

Um mês depois do primeiro encontro, a família estava completa.

(Foto e relato com a concordância da família)

Aniversário do Lar Paulo de Tarso 

Hoje (27-05-2020) o Lar Paulo de Tarso está aniversariando.

São 29 anos diuturnamente acolhendo de forma integral crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Sempre no esforço de ser cada vez mais um lar que acolhe, sendo cada vez menos uma instituição que abriga, torna-se um oásis de esperança para crianças e adolescentes nos períodos mais críticos de suas vidas.

Nesta caminhada de quase três décadas, já moraram no Lar centenas de crianças e adolescentes durante dias, meses ou anos, a depender da peculiaridade de cada caso.

Com o lema “reconstruindo vidas com amor” o Lar tem como referência educacional o "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".

Neste dia especial, parabenizamos a todos que somam nessa Corrente do Bem, bem como às nossas crianças e adolescentes, filhos e filhas do coração.

Que Deus continue amparando e inspirando a todos nós!


Adoção: um ato de amor (III)

Juliana sempre teve vontade de adotar uma criança. Alguns anos depois de se casar com Marcus, ela compartilhou seu sonho com ele que, por sua vez, tinha o mesmo desejo.

Foi então que o casal ingressou no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), no fórum da cidade onde moravam. Pouco tempo depois, eles foram chamados ao Recife para conhecer seu futuro filho, Nícolas, que tinha 08 anos na época. A partir daí, durante aproximadamente 40 dias, foram várias viagens à capital para estreitarem os laços.

Nesse meio tempo, Nícolas passou por uma cirurgia e Juliana e Marcus receberam autorização para acompanhá-lo no hospital. A guarda provisória veio junto com a alta médica de Nícolas, quando seguiram para casa para começar, de fato, a vida em família.

“No começo não foi tão fácil, afinal de contas estávamos aprendendo tudo juntos, como sermos pai, mãe e filho, funções totalmente desconhecidas para nós. Aprendemos, sofremos, tivemos dúvidas, rimos, choramos, mas, acima de tudo, aprendemos a nos amar”, conta o pai do coração.

Passados cinco anos, o casal já começa a se planejar para aumentar a família através de nova adoção.

(Foto e relato com a concordância da família).


Dia da adoção 

Em todo o Brasil, comemora-se hoje (25-05) o Dia da Adoção.

Adoção é uma prova que o amor vai além dos laços de sangue, vem do coração.

No ano passado 2.393 crianças e adolescentes foram adotadas no país por meio do Sistema Nacional de Adoção, sendo 122 de Pernambuco.

Atualmente, existem 36.462 pretendentes e 5.065 crianças e adolescentes disponíveis para adoção. Apesar do número de pais interessados em adotar seja muito superior, cerca de 26 mil só querem crianças até 4 anos (12.260), até 6 anos (10.270) e até 8 anos de idade (3.970), enquanto pelo menos metade dos aptos a serem adotados tem mais de 9 anos (2.693).

Aproveitamos essa data simbólica para despertar a atenção para essas crianças e adolescentes, tão necessitados de amor e proteção.

Adoção: um ato de amor (II) 

Gêmeas idênticas, Eduarda e Maya moraram por duas vezes no Lar Paulo de Tarso antes de serem adotadas. 

A primeira vez por seis meses, quando retornaram para os genitores e, em seguida, por mais 10 meses, até o dia em que conheceram seus novos pais, Ana Maria e Tiago. O casal ficou na lista de espera para adoção por quatro anos. 

As meninas tinham apenas 2 anos e 10 meses. “A chegada das minhas filhas foi algo muito intenso. A gente até esquece o tempo que ficou esperando. É trabalhoso, mas não há nada que se compare à maternidade. Somos muito felizes com esse encontro", conta Ana Maria. 

(Foto e relato com a concordância da família)

Acolhidas novas crianças 

Em 19-05-2020 pela madrugada duas novas crianças foram morar no Lar Paulo de Tarso, sendo levadas pelo Conselho Tutelar. São duas meninas de 03 e 04 anos de idade.

Olhos brilhantes, gestos delicados e carências afetivas. Já são as nossas mais novas filhas do coração.

Foram realizadas todas as providências necessárias neste período de pandemia, preservando a saúde delas e a dos diretamente envolvidos.

Ao reconstruir vidas com amor, o Lar continua sendo um oásis de esperança para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Continuemos somando nesta Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós!

Adoção: um ato de amor (I)

Hélio Matheus morou por aproximadamente três anos no Lar Paulo de Tarso até que chegou o dia de conhecer seus futuros pais: Aírton e Carmiranda, que vieram de outro estado do país para adotá-lo. 

Foi amor à primeira vista. A expectativa pela chegada dele foi tão grande, que familiares e amigos o receberam em sua casa com festa e decoração de “Seja bem-vindo, Hélio Mateus!”. Um momento de muita emoção. 

Passados sete anos, o menino, agora com 14 anos de idade, está totalmente integrado à sua nova família, que, vez por outra, compartilha com a direção do Lar Paulo de Tarso algumas das suas fotos. 

(Foto e relato com a concordância da família)

Acolhidas novas crianças

Em 27-04-2020 pela manhã três novas crianças foram morar no Lar Paulo de Tarso, sendo encaminhadas pelo Conselho Tutelar. Um menino de 08 anos e duas meninas de 07 e 03 anos de idade.

São os nossos novos filhos do coração que chegaram a um oásis de esperança.

Diante da atual fase de pandemia ocasionada pelo COVID-19, o Lar tomou todas as precauções necessárias para a manutenção da saúde dos envolvidos.

Com o lema “reconstruindo vidas com amor”, o Lar continua na sua missão de proteger e cuidar de crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Continuemos somando nesta Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós!

Nossa gratidão 

A Páscoa é um período convidativo para reflexões vivenciais.

No transcorrer do tempo um lado lúdico também foi inserido: o coelhinho da Páscoa.

Em 09-04-2020, as “Lojas Americanas” asseguraram a fantasia das nossas crianças e adolescentes, doando ovos de chocolate para todos. Além disso, no mesmo dia recebemos importante doação de cestas básicas de “Xand Avião”.

Nosso muito obrigado às Lojas Americanas, a Xand Avião e também a todos os demais doadores do Lar Paulo de Tarso, pelos gestos de solidariedade e amor.

Continuemos somando nesta Corrente do Bem.

Não à discriminação racial 

Neste 21 de março, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, convidamos todos a refletir sobre esta importante temática, que somos desafiados diariamente em diversos contextos sociais.

O Lar Paulo de Tarso, que acolhe integralmente crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, oriundas das mais diversas realidades, acredita que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.

Somemos todos por uma sociedade mais fraterna e espiritualizada.

Acolhidas novas crianças 

Em 20-03-2020 à tarde duas novas crianças foram morar no Lar Paulo de Tarso, sendo encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude. Uma menina de 11 anos e um menino de 06 anos de idade.

Em 21-03-2020 a menina completará 12 aninhos, mas o impedimento momentâneo de visitas inviabilizará a presença de diversas pessoas. No entanto, temos plena convicção de que todas enviarão as suas melhores vibrações.

Fazer o BEM é a grande força motriz diante de qualquer desafio, pois é o desdobramento natural da Fraternidade e da Fé.

Com o lema “reconstruindo vidas com amor”, o Lar continua sendo um oásis de esperança para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Continuemos somando nesta Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós!


Acolhida uma nova criança 

Em 04-03-2020 recebemos uma menina para morar no Lar Paulo de Tarso, que foi encaminhada pelo Juizado da Infância e Juventude. Ela tem 11 (onze) anos de idade.

É mais uma filha do coração, que receberá todo o carinho e proteção. 

Essa é a dinâmica de uma casa de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade: umas se despedem, outras se apresentam, variando de dias a anos o tempo de moradia no Lar.

Que ela seja muito bem-vinda a esse “oásis de esperança”!

A demanda é alta e o trabalho não pode parar. Continuemos todos somando nesta Corrente do Bem.

Chegou nova criança

O Lar Paulo de Tarso acolheu em 20-02-2020 à tarde uma nova criança, que nos foi encaminhada pelo Juizado da Infância e Juventude. É um menino de 06 anos de idade.

Ele chegou tranquilo, sociável e interativo. Quanto tempo morará no Lar? Não sabemos, pois cada caso é um caso, podendo durar dias, meses ou anos. O importante é que no tempo que durar, ele seja protegido e amado.

O Lar continua fiel ao seu lema “reconstruindo vidas com amor”.

Continuemos todos somando nesta Corrente do Bem.

Acolhidas novas crianças 

O Lar Paulo de Tarso acolheu em 18-02-2020 quatro novas crianças, que nos foram encaminhadas pelo Conselho Tutelar. São duas meninas de 07 e 05 anos de idade e dois meninos de 04 e 02 anos de idade.

A partir deste momento elas passam a morar no Lar. Cada caso é uma realidade e será tratado de forma específica. O importante é que durante o período de moradia no Lar, elas serão protegidas, educadas e amadas.

Atuando como um “oásis de esperança”, o Lar estará sempre pronto para acolher crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Agradecemos o vital apoio de vocês. Que Deus inspire a todos nós!

Acolhida nova criança

Em 12-02-2020 à noite foi acolhida uma nova criança para morar no Lar Paulo de Tarso. É um menino de oito anos de idade. Ele foi encaminhado pelo Conselho Tutelar.

Criança, simplesmente criança... Mal chegou e já participou da dança coletiva em frente da televisão, acompanhando um grupo musical infantil que se apresentava.

Com um pouco de aconchego e atenção, o sorriso e a alegria começam naturalmente a brotar.

Inicia-se agora a atualização do cartão de vacinas, a matrícula escolar, as orientações educacionais, a espiritualidade... Todos os cuidados protetivos.

O Lar atua como um oásis de esperança para as crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, sempre reconstruindo vidas com amor.

Agradecemos o apoio de vocês nesta Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós!

Chegaram novas crianças

Em 31-01-2020 à noite foram acolhidas duas novas crianças para morarem no Lar Paulo de Tarso. São dois meninos com nove e onze anos de idade. Eles foram encaminhados pelo Conselho Tutelar.

Informamos recentemente que cinco crianças tinham sido reinseridas na família de origem, mas quase que imediatamente chegaram duas novas crianças. Essa é a dinâmica do Lar Paulo de Tarso, sempre com as portas abertas para servir e amar.

Esses novos filhos do coração serão protegidos e cuidados diretamente durante o tempo que for necessário, mas para sempre serão amados.

O Lar Paulo de Tarso ao ser um "oásis de esperança" para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, mantém vivo o seu lema “reconstruindo vidas com amor”.

Agradecemos o vital apoio de vocês. Que Deus inspire a todos nós!

Que sejam felizes!

Na última semana do mês de janeiro-2020 cinco crianças que moravam no Lar Paulo de Tarso, tiveram a reinserção familiar autorizada pelo Juizado da Infância e Juventude.

São duas meninas e três meninos, com idades variando de 04 a 11 anos. Elas foram morar com as suas respectivas mães biológicas.

Em todo desacolhimento vivenciamos o binômio “saudade e felicidade”. O Lar está temporariamente mais silencioso.

Desejamos que elas sejam muito felizes neste retorno aos braços maternos. Que os motivos que as levaram a um período de acolhimento no Lar Paulo de Tarso, fiquem para sempre no passado.

Durante os próximos 06 (seis) meses a assistente social e a psicóloga do Lar acompanharão em visitas periódicas e sistemáticas, todo esse processo de readaptação às novas moradias.

Em breve outras crianças e adolescentes chegarão ao Lar para, juntas com as atuais, serem protegidas, cuidadas e amadas.

O Lar continuará sendo um "oásis de esperança" para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Continuemos todos somando nesta Corrente do Bem.

Curtindo as férias: cultura e cinema 

Em 25-01-2020 à tarde a maioria da nossa turminha foi assistir a um filme infantil no cinema de um Shopping Center da cidade do Recife.

Para algumas das crianças, também significou entrar pela primeira vez em um cinema.  As crianças e adolescentes ficaram encantadas com tudo o que viram.

Foram momentos de cultura, entretenimento e alegria. E ainda com direito a um delicioso lanche.

Relembramos o filósofo grego Sócrates: "A alegria da alma constitui os belos dias da vida, seja qual for a época".

Agradecemos pelo contínuo apoio de todos vocês.

Acolhida nova criança

Em 21-01-2020 à tarde foi acolhida uma nova criança para morar no Lar Paulo de Tarso. É um menino de seis anos de idade. Ele foi encaminhado pelo Conselho Tutelar.

A criança chegou um pouco preocupada, mas logo se descontraiu. Tomou banho, lanchou e entrou rapidamente na diversão com os seus novos irmãozinhos do coração.

Iniciam-se agora todos os aspectos protetivos e os cuidados necessários: matrícula escolar, atualização das vacinas, acompanhamento médico, odontológico e psicológico, visita técnica ao local de origem, educação integral, espiritualidade e muito amor. Uma nova vida, uma nova estrada!

O Lar Paulo de Tarso atua como um “oásis de esperança” para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Agradecemos o vital apoio de vocês. Que Deus inspire a todos nós!


Curtindo as férias escolares

Em 14-01-2020 a nossa turminha teve um dia especial conhecendo a Granja Alegria. A mesma fica localizada próxima à cidade do Recife.

Em uma iniciativa proporcionada pela voluntária Cláudia, que cedeu o espaço da granja, bem como pelo transporte gratuito do colaborador Marcelo, as nossas crianças e adolescentes vivenciaram momentos de muita alegria e confraternização.

Durante o dia elas tiveram diversas atividades: banho na piscina, passeio no trenzinho, brincadeiras, almoço, lanche etc. A maioria delas nunca tinha entrado em uma piscina. Imaginem a felicidade!

Ficam aqui os nossos agradecimentos às pessoas acima citadas por terem propiciado este momento. Quando se tem amor, um mais um é sempre mais do que dois.

Aproveitamos e também agradecemos pelo apoio contínuo de todos vocês. Continuemos somando nesta Corrente do Bem!

Ano 2019 - Compartilhando Informações

No ano de 2019 o Lar Paulo de Tarso acolheu integralmente 33 (trinta e três) crianças e adolescentes. Elas moraram no Lar, recebendo diuturnamente todos os cuidados e medidas protetivas. O período de moradia durou dias, meses ou todo o ano, variando caso a caso.

Foram também acompanhadas externamente 24 (vinte e quatro) crianças e adolescentes, dentro do processo denominado de “após desacolhimento”: reinserção familiar ou inserção em família extensa. Em condições normais, este período de acompanhamento dura 06 (seis) meses.

Nesta fase foram feitas diversas visitas, monitoramentos e relatórios para averiguarmos as condições de vivência delas em outros contextos de moradia. As informações foram repassadas para o Juizado da Infância e Juventude.

Tivemos então durante o ano de 2019 um total de 57 (cinquenta e sete) comprometimentos diretos com crianças e adolescentes, trabalho este extensivo aos seus familiares.

Todas essas crianças e adolescentes no dia a dia mostraram que são simplesmente crianças e adolescentes. E como todas as crianças e adolescentes possuem os seus legítimos direitos e coloridos sonhos. Elas são individualidades, sentimentos, emoções e principalmente vida.

O Lar é uma grande família com centenas de filhos e filhas do coração, que moram no Brasil e em outros países. Todos serão sempre lembrados e amados.

Agradecemos pelo vital apoio de vocês. Que Deus inspire a todos nós em 2020!

(Leiam a síntese das atividades do Lar Paulo de Tarso no menu "Relatório Anual").

Nosso momento natalino

Em 21-12-2019 ocorreu a confraternização de Natal no Lar Paulo de Tarso, sendo a primeira na nova casa. Foi um momento de muita amizade e esperança para 2020.

Sendo Jesus o grande aniversariante, que nos ensinou a "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo", o ambiente foi singelo, aconchegante e fraterno.

As crianças e os adolescentes estavam alegres e bem interativos com os adultos, propiciando uma agradável sinergia.

Também ocorreu a projeção de uma rápida retrospectiva do Lar, deixando no íntimo de todos os presentes a sensação do dever cumprido e um leve toque de emoção. Depois de alguns depoimentos pessoais, foi servido um delicioso jantar.

Agradecemos a todos vocês pelo contínuo apoio a este “oásis de esperança”.


O Lar está em nova casa

É com muita alegria que o Lar Paulo de Tarso comunica que já está funcionando no seu novo endereço: Rua Jerônimo Heráclio, 479, IPSEP, Recife-PE CEP: 51350-310. Neste site no menu “Visitas” existe o mapa de como chegar.

Agradecemos pela solidariedade de inúmeras pessoas, que têm apoiado o Lar na compra da nova casa. Já foi pago uma entrada à vista e financiamos o restante pelos próximos 15 anos.

Com fé em Deus e o apoio de todos vocês, temos plena confiança de que concluiremos o pagamento do financiamento antes do prazo estabelecido.

A nova casa é próxima da anterior, apresenta melhores condições físicas e possui uma logística mais favorável para as atividades do dia a dia das nossas crianças e adolescentes.

Continuemos somando nesta Corrente do Bem. Que Deus nos inspire!

Encontros e Despedidas

Hoje (02-12-2019) pela manhã chegaram duas novas crianças para morarem no Lar Paulo de Tarso. São dois irmãos com sete e cinco anos de idade. Os mesmos foram encaminhados pelo Juizado da Infância e Juventude.

Eles estão alegres e bem comunicativos, demonstrando rápida sintonia com os seus novos irmãos do coração.

O Lar acolheu nestes últimos dias cinco novas crianças, cumprindo com o seu papel de ser um “oásis de esperança” para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Também hoje no período da tarde foram desacolhidas duas irmãs de seis e quatro anos de idade. Elas moraram um ano e meio no Lar. O Juizado da Infância e Juventude finalizou o processo de adoção. Que sejam muito felizes!

Agradecemos o apoio de todos vocês nesta Corrente do Bem. Que Deus nos inspire!

“São só dois lados da mesma viagem / O trem que chega é o mesmo trem da partida / A hora do encontro é também despedida / A plataforma dessa estação é a vida” (Milton Nascimento).

Acolhidas novas crianças

Em 28-11-2019 à tarde foram acolhidas 03 (três) novas crianças para morarem no Lar Paulo de Tarso. São dois meninos e uma menina, possuindo oito, cinco e dois anos de idade respectivamente. Elas foram encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude.

As crianças já estão em pleno processo de adaptação ao Lar. O menino maior estranhou um pouco no primeiro momento, mas com a atenção e o carinho de todos foi rapidamente se integrando.

Elas terão todos os cuidados necessários: acompanhamento médico, odontológico e psicológico, escola, educação integral, espiritualidade e principalmente muito amor.

A razão de existir do Lar Paulo de Tarso é acolher de forma integral crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, somando com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna e espiritualizada.

O Lar atua como um oásis de esperança, reconstruindo vidas com amor.

Agradecemos o apoio de vocês nesta Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós!

Que sejam felizes!

Em 19-11-2019 três crianças que moravam há dois anos no Lar Paulo de Tarso, tiveram a adoção autorizada pelo Juizado da Infância e Juventude.

São irmãs e possuem três, cinco e seis anos de idade. Elas foram morar em outro estado brasileiro.

Foi um dia em que o binômio “saudade e felicidade” estava fortemente presente. Lágrimas em todas as tonalidades.

Desejamos que elas sejam muito felizes e parabenizamos a atitude do casal que as adotaram.

Nos últimos cinco meses dez crianças e adolescentes que moravam no Lar, foram encaminhadas para novos voos na vida. Em breve outras chegarão para serem protegidas, cuidadas e amadas durante o tempo que for necessário.

O Lar continuará sendo um "oásis de esperança" para as crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Continuemos todos somando nesta Corrente do Bem.

Aconteceu no Lar

O Lar Paulo de Tarso atua como um “oásis de esperança” para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade. Os momentos vivenciados são ricos em ensinamentos.

Há alguns anos um menino foi acolhido no Lar. O motivo seria o envolvimento de sua mãe com as drogas. 

Com poucos dias de acolhido a sua mãe foi visitá-lo. Ela estava chorando muito e desesperada devido à separação do filho. Vivia em situação de profunda carência material, além da escravização no vício.

Em certo momento durante a visita, em uma atitude impulsiva, ela agarra o menino e sai correndo em completo estado de desespero. A situação de profunda dor a colocou na condição temporária de "sequestradora" do próprio filho. 

A equipe do Lar imediatamente tomou as medidas pertinentes e legalmente cabíveis diante do inusitado. A criança foi resgatada dos braços materno e a mãe foi reencaminhada para o devido tratamento contra a dependência das drogas.

Uma mãe que amava o seu filho, mas devido ao vício que impedia a convivência com ele, entra em desespero pela dor alucinante. Ela sofria com a perda do filho e com a escravização nas drogas. Momento de compaixão e reflexão para todos nós.

O dia a dia do Lar nos ensina que não devemos julgar os responsáveis pelas crianças e adolescentes que são acolhidas. Todos possuem as suas dores e desafios. O Lar não existe para julgar, mas sim para “ajudar”.

Agradecemos o apoio de vocês. Que Deus inspire a todos nós!

Momentos interativos 

Nos últimos dias as crianças e os adolescentes do Lar Paulo de Tarso participaram de diversos momentos recreativos e educativos, onde destacamos: exercícios com o recreador em pracinha na redondeza, ações esportivas, aulas de desenho, atividades lúdicas, técnicas de Yoga, apresentação de filme ao ar livre, entre outras iniciativas.

São momentos para elas colocarem as energias física e mental em plenitude, bem como aumentarem a sinergia com as pessoas que vivem na comunidade em que o Lar está localizado. São vivências importantes de cidadania, solidariedade e responsabilidade social de todos os envolvidos.

Estas ações estão inseridas na metodologia de educação integral utilizada no Lar, que contempla o desenvolvimento biopsicossocial e espiritual.

Agradecemos a todos os colaboradores e voluntários que se disponibilizam em somar nesta Corrente do Bem.

 
Acolhidas novas crianças

Em 09-10-2019 pela manhã foram acolhidas 02 (duas) novas crianças para morarem no Lar Paulo de Tarso, que foram encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude. São dois meninos de quatro e oito anos de idade.

As crianças já estão integradas com o restante da “turminha”, demonstrando uma rápida adaptação. Tomaram banho, almoçaram, lancharam e fizeram atividades educativas com parte dos seus novos irmãozinhos do coração.

A razão de existir do Lar Paulo de Tarso é acolher de forma integral crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, somando com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna e espiritualizada. Para elas, o Lar atua como um “oásis de esperança”.

Então avancemos, reconstruindo vidas com amor.

Agradecemos o apoio de vocês nesta Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós!

Que seja feliz!

Em 06-10-2019 um menino de 05 anos de idade que morava no Lar Paulo de Tarso, teve a sua inserção em família extensa efetivada após a autorização do Juizado da Infância e Juventude.

Depois de um bom tempo morando no Lar, ele viajou de avião para São Paulo acompanhado da nossa psicóloga. Em lá chegando, foi entregue nos braços de sua avó paterna.

O Lar continuará sendo um "oásis de esperança" para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Continuemos todos somando nesta Corrente do Bem. Que Deus nos inspire!


Acolhidas novas crianças

Em 20-9-2019 à tarde foram acolhidas 03 (três) novas crianças para morarem no Lar Paulo de Tarso. É um menino de cinco anos e duas meninas de três e oito anos de idade. Elas foram encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude.

As crianças chegaram um pouco assustadas, mas devagarzinho foram se adaptando com o novo lar. Tomaram banho, lancharam e já iniciaram uma proximidade com os seus novos irmãozinhos do coração.

Começaremos a partir de agora com todos os aspectos protetivos e os cuidados necessários: acompanhamento médico, odontológico e psicológico, escola, educação integral, espiritualidade e principalmente muito amor.

O Lar Paulo de Tarso tem como visão “ser cada vez mais um lar que acolhe, sendo cada vez menos uma instituição que abriga”.

Agradecemos o vital apoio de vocês. Que Deus inspire a todos nós!

 

Que tenham uma bela estrada!

Em 08-8-2019 quatro crianças que moravam no Lar Paulo de Tarso foram encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude para a reinserção familiar. São três meninas e um menino.

Depois de um ano e meio de ações sociais e promoção humana com a família original, optou-se pelo retorno das crianças à mesma. Que tenham uma bela estrada pela frente!

O Lar continuará sendo um "oásis de esperança" para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, sempre as acolhendo com muito amor.

Agradecemos o apoio de todos vocês. Que Deus nos inspire!

Que seja feliz!

Em 31-07-2019 ingressou em outra dimensão da vida a nossa querida Irene Elza, carinhosamente chamada de “vovó Irene”.

Há alguns anos chegando ao Lar Paulo de Tarso ela perguntou humildemente se poderia ser voluntária, pois queria ajudar as crianças.

Em poucos dias já tinha conquistado todos pela sua simpatia, dinâmica e criatividade. Para ela não havia impedimento: ajudou na cozinha, cuidou das crianças, participou do reforço escolar, plantou verduras no quintal etc. Tudo com uma idade avançada e uma saúde debilitada.

Hoje, onde quer que se encontre neste mundo de Deus, receba de todos os que fazem o Lar Paulo de Tarso o mais profundo sentimento de gratidão. Aqui, ficaremos com uma saudade, saudável. Aí, seja muito feliz!

Aproveitamos e agradecemos a todos que atuam na nossa equipe de voluntários.

Clique aqui e veja um vídeo no Lar Paulo de Tarso em 2014, que a vovó Irene aparece com a sua alegria.

Visita ao Teatro

Em 26-07-2019 uma parcela das crianças e adolescentes que mora no Lar Paulo de Tarso, assistiu a peça teatral “Era uma vez na Terra – preservando o Mangue” apresentada no teatro do Shopping Center RioMar em Recife.

O espetáculo abordou a relação do ser humano com o meio ambiente, tendo um roteiro dinâmico e lúdico. A cenografia e figurinos foram criados com materiais recicláveis.

Foi uma tarde bastante agradável e educativa. As nossas crianças e adolescentes presentes adoraram.

Agradecemos à gerência do Shopping Center RioMar pelo convite que nos foi encaminhado.

Continuemos somando nessa Corrente do Bem. Que Deus nos inspire!

Visita ao Museu 

Em 14-07-2019 uma parcela da nossa turminha conheceu o famoso "Museu do Frevo". É um espaço cultural que conta a história do frevo, com exibições de vídeos e fotos, bem como outras ambiências interativas.

O frevo é um ritmo musical pernambucano com profundas raízes populares e históricas. Surgiu em Recife no final do Século XIX. Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a conhecida dança do frevo. No ano de 2012 o frevo passou a ser patrimônio imaterial da humanidade, título outorgado pela ONU.

Foi uma tarde de enriquecimento cultural e histórico. As crianças e os adolescentes adoraram.

Agradecemos o apoio de todos vocês. Continuemos somando nesta Corrente do Bem.

Visita ao Corpo de Bombeiros 

Em 11-07-2019 uma parcela das crianças e adolescentes que moram no Lar Paulo de Tarso visitou o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Era uma das atividades previstas no período das férias escolares.

Foi uma tarde cheia de emoções: a nossa turminha conheceu os equipamentos, subiu no caminhão de combate a incêndio, escutou a sirene tocar, viu algumas demonstrações dos treinamentos realizados, entre outros aprendizados. Percebeu de perto o que significa “Vida por Vidas”.

Para as crianças foi um verdadeiro encontro com os seus heróis. Todas adoraram a experiência vivenciada.

Agradecemos ao Corpo de Bombeiros Militar por esta oportunidade proporcionada.

Continuemos somando nessa Corrente do Bem.

Aconteceu no Lar 

O Lar Paulo de Tarso é um “oásis de esperança” para crianças e adolescentes em situações de risco social de alta complexidade. Os momentos internamente vivenciados são bastante variados, propiciando constantes ensinamentos e reflexões.

Há algum tempo uma menina morou no Lar. Ao ser acolhida ela tinha 05 anos de idade, apresentando subnutrição, carências de higiene e debilidades na saúde. 

No seu primeiro dia morando no Lar sentou-se à mesa para almoçar com as demais crianças e adolescentes. Após a oração rotineira que todas fazem antes das refeições, para surpresa da tia a menina novata não tocou no prato de comida, mesmo estando com fome. Todas se alimentando, mas ela continuava em silêncio e de braços cruzados. 

Termina o almoço e a tia a observa. A menina olha para um lado, olha para o outro e sai devagarzinho em direção ao quintal. A tia a acompanha de longe e para a sua surpresa, observa a menina se alimentando diretamente do lixo. 

Ela simplesmente não sabia almoçar sentada na mesa, pois a sua vivência era de se alimentar com as mãos diretamente dos lixos nas ruas.

Agradecemos o apoio de vocês. Que Deus inspire a todos nós!

Acolhida uma nova criança 

O Lar Paulo de Tarso acolheu ontem (19-06-2019) à noite uma nova criança, que nos foi encaminhada pelo Juizado da Infância e Juventude. É uma menina de 11 anos de idade.

Ela chegou estranhando um pouco o novo lar, mas logo em seguida já estava bem entrosada com as tias e os novos irmãozinhos do coração.

No momento moram no Lar 17 (dezessete) crianças e adolescentes. Estamos um pouco acima das nossas atuais limitações de espaço físico, mas diante de necessidades emergenciais “o espaço do coração” falou mais alto.

O Lar continuará sendo um oásis de esperança na vida de crianças e adolescentes. O nosso lema é “reconstruindo vidas com amor”.

Agradecemos o vital apoio de vocês. Que Deus inspire a todos nós!

Capacitando pessoas 

O Lar Paulo de Tarso realizou em 18-06-2019 um curso de Primeiros Socorros para a sua equipe. A capacitação teve como instrutor o sargento Edmilson do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

Foram explicitados procedimentos diante de situações como choque elétrico, envenenamento, corpos estranhos e asfixia, queimaduras, sangramentos, transporte de vítimas, fraturas, luxações, contusões e entorses.

A coordenação técnica ficou sob a responsabilidade da pedagoga Itamires, que faz parte da equipe do Lar. As atividades ocorreram em espaço gentilmente cedido pelo Núcleo Espírita Auta de Souza (NEAS).

O Lar Paulo de Tarso agradece a todos os envolvidos. Continuemos "Reconstruindo vidas com amor".

Festinha de São João

Em 15-06-2019 tivemos uma agradável e aconchegante festinha de São João no Lar Paulo de Tarso. Tudo muito simples e familiar.

Durante este período no nordeste brasileiro muitas pessoas se confraternizam, saboreiam comidas tradicionais e se alegram com músicas juninas.

No Lar as crianças e os adolescentes utilizaram roupas típicas e se divertiram misturadas com os adultos. Também tivemos saborosas e diversas iguarias, tudo recheado com muita solidariedade.

Todas adoraram. Foi tudo muito bom.

Continuemos somando nesta Corrente do Bem.

Cuidar de quem cuida

O Lar Paulo de Tarso encerrou hoje (11-06-2019) a “Capacitação para Cuidadoras Infantojuvenis”, com direito a certificados, confraternização e muita alegria. O custo total do treinamento foi assumido pelo Instituto FAR (Grupo Hinode) com sede na cidade de Barueri-SP.

A Capacitação teve uma carga horária total de 50 horas, tendo sido iniciada no mês de janeiro deste ano. Foram abordados temas como: o papel da cuidadora, compreendendo o universo infantojuvenil, a importância do brincar, o desenvolvimento infantojuvenil, compreendendo as consequências dos traumas, situações de violência e vulnerabilidade na infância e juventude, resiliência, o relacionamento adulto - criança/adolescente, como colocar limites com amor, bases para uma comunicação não violenta, a construção de espaços preparados, desenvolvimento da autonomia, como contribuir na construção de referências positivas para a criança e o adolescente.

A capacitação teve como instrutora a psicóloga Lívia Pedrosa. A coordenação técnica ficou sob a responsabilidade da psicóloga Mariana Vieira, que faz parte da equipe do Lar. As atividades ocorreram em espaço gentilmente cedido pelo Núcleo Espírita Auta de Souza (NEAS).

O Lar Paulo de Tarso agradece a todos os envolvidos. Continuemos "Reconstruindo vidas com amor".

Que sejam felizes!

Em reportagem referente ao dia das mães veiculada em 11-05-2019 na TV, foi apresentada a adoção de 03 (três) crianças feita por um casal que mora em Pernambuco.

Compartilhamos este momento de alegria, tanto pela adoção, um ato de amor, como pelo fato de que as citadas crianças foram por mais de dois anos, acolhidas, protegidas e cuidadas no Lar Paulo de Tarso.

Vale a pena conhecer esta história: https://globoplay.globo.com/v/7608846/

O Lar é um “oásis de esperança” para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Agradecemos pelo contínuo apoio de vocês nesta Corrente do Bem. Que Deus nos inspire! 

Interagindo no FOSCAR

Em 09-05-2019 ocorreu a reunião do Fórum Social da Criança e do Adolescente (FOSCAR), que foi realizada pelo Conselho Estadual de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).

O Lar Paulo de Tarso esteve presente no respectivo evento, sendo representado por sua pedagoga e 03 (três) das suas crianças e adolescentes.

O Fórum reuniu cerca de 40 (quarenta) crianças e adolescentes oriundos de projetos sociais da cidade do Recife e região metropolitana. Durante o evento ocorreram debates sobre o que é a violência e os mecanismos de erradicação da mesma.

O Lar procura sempre atuar no dia a dia dos fóruns sociais que possuam como foco a “criança e o adolescente em situação de vulnerabilidade social”. Consideramos vital essa interação no campo da cidadania.

Agradecemos o apoio contínuo de todos vocês nesta nossa Corrente do Bem.

Qualificando o atendimento

O Lar Paulo de Tarso esteve representado pela sua equipe técnica formada por Assistente Social, Psicóloga e Pedagoga em recente evento promovido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

O evento teve como objetivo o aprimoramento do serviço de acolhimento institucional, propiciando um espaço favorável para a troca de experiências bem sucedidas e também na construção de soluções para os desafios do cotidiano.

O encontro foi um espaço de intercâmbio sobre diversas leituras, aproximando as pessoas em uma melhor compreensão sobre as complexidades de um acolhimento infantojuvenil.

Parabenizamos ao MPPE pela iniciativa do evento, bem como à nossa equipe técnica que tão bem representou o Lar.

Continuemos somando nessa Corrente do Bem, reconstruindo vidas com amor.

Passeio no parque

Em 18-04-2019 uma parcela das crianças e adolescentes que moram no Lar Paulo de Tarso esteve no Parque Dona Lindu, que fica situado no bairro de Boa Viagem em Recife.

Momentos como este são proporcionados periodicamente pelo Lar em locais diferenciados, para que possam colocar as energias física e mental em pleno exercício, bem como aumentar a interação entre elas e com a própria natureza. Todas adoraram.

Agradecemos o apoio de todos vocês.

Continuemos somando nessa Corrente do Bem.

Aconteceu no Lar

Uma criança de olhos brilhantes e muito vivaz. Enquanto morava com a mãe, foi estuprada na sua localidade por uma pessoa que tinha a idade de ser seu avô.

Tempos depois saiu para passear com a mãe no centro da cidade. Lá chegando, a mãe fez uso do "crack" deixando a filha sozinha e sem recursos e orientação para o retorno. 

Pelo centro da cidade a criança começou a morar, dormindo pelas ruas. Neste período foi estuprada pela segunda vez. 

Para se proteger dos homens, ela optou em dormir na rua junto com os cachorros. O Poder Público soube dessa situação e a retirou da rua, encaminhando-a para um determinado local. Lá ela foi estuprada pela terceira vez. 

O Poder Público então a direcionou para morar no Lar Paulo de Tarso, onde ficou acolhida e protegida por um bom período de tempo.

O Lar é um “oásis de esperança” para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Agradecemos o apoio de todos vocês. Que Deus sempre nos inspire!

Acolhidas novas crianças

O Lar Paulo de Tarso acolheu em 01-04-2019 à tarde três novas crianças, que nos foram encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude. São lindas meninas de 03, 05 e 06 anos de idade.

Em pouco tempo elas demonstraram rápida adaptação com todos, em especial com os novos irmãozinhos do coração. Lancharam, brincaram e participaram de outras atividades rotineiras.

O trabalho no Lar é ininterrupto e dinâmico, estando sempre pronto para acolher crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

O nosso lema é “reconstruindo vidas com amor”.

Agradecemos o vital apoio de vocês. Que Deus inspire a todos nós!

Visita da ANAFE

Em 29-03-2019 o Lar Paulo de Tarso recebeu a visita de membros da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) da unidade de Recife.

Eles entregaram as doações conseguidas em uma das ações da “ANAFE Solidária”. Foram arrecadados cadernos escolares, mochilas, garrafas de água, sapatos, estojos, brinquedos, entre outros materiais.

Agradecemos a todos os que fazem a respectiva Associação pelo espírito de solidariedade e responsabilidade social. Recebam o abraço afetuoso das nossas crianças e adolescentes.

Continuemos somando nessa Corrente do Bem. Que Deus inspire a todos nós!

Que seja feliz!

Em 20-03-2019 uma criança que morava no Lar Paulo de Tarso foi encaminhada pelo Juizado da Infância e Juventude para a inserção em família extensa. É uma doçura de menina.

Após meses em criterioso acompanhamento da família original, optou-se pelo direcionamento a familiares próximos dentro da denominada família extensa. Que ela tenha um belo futuro na vida!

O Lar continuará sendo um "oásis de esperança" para crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade.

Agradecemos o apoio de vocês. Que Deus inspire a todos nós!

Cuidando no dia a dia

O Lar Paulo de Tarso acolhe de forma integral crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, somando com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna e espiritualizada. O tempo de moradia das crianças e adolescentes no Lar poderá ser dias, meses ou anos.

O nosso sonho é ser cada vez mais um lar que acolhe, sendo cada vez menos uma instituição que abriga. 

O cuidar no dia a dia é uma atividade abrangente, intensa e ininterrupta, onde destacamos:

Na educação, estudam em turnos diferenciados em escolas e creches do bairro. Também temos reforço escolar diário no próprio Lar;

Na saúde, utilizamos a rede pública, bem como contamos com o apoio de profissionais de algumas áreas específicas;

Na recreação, semanalmente utilizamos uma pracinha perto do Lar. Também realizamos visitações externas (museus, parques etc.);

Na espiritualidade, temos como base ética educativa o “amar ao próximo como a si mesmo”. Realizamos a reunião semanal de evangelho no lar, exercitamos a prece diariamente e as crianças e adolescentes participam de atividades infantojuvenis no Núcleo Espírita Auta de Souza (NEAS).

Diversas outras ações também são necessárias, como exemplo: visitação à ambiência original dos acolhidos; reuniões com os órgãos públicos e conselhos sociais; gerenciamento de convênios, projetos, eventos, associados e doações; atividades típicas de um lar (alimentação, limpeza, manutenção); atividades legais (certificações, contabilidade, relatórios técnicos e auditorias externas). 

Agradecemos a Deus e a todos vocês, pois temos plena consciência de que sozinhos não viabilizaríamos essa Corrente do Bem.

Visita de Loja Maçônica

Em 16-02-2019 o Lar Paulo de Tarso recebeu a visita de diversos membros da Loja Maçônica União e Trabalho N12 situada em Recife.

Foram momentos de entretenimento e confraternização, sendo proporcionado para a nossa turminha a apresentação de um recreador, piscina de bolas, pula-pula, fábrica de algodão doce e um saboroso lanche.

Agradecemos e parabenizamos a todos os que fazem a respectiva Loja Maçônica pelo espírito de solidariedade e responsabilidade social. Foram vivências maravilhosas para as nossas crianças e adolescentes.

Continuemos somando nessa Corrente do Bem. 

Acolhidas novas crianças

O Lar Paulo de Tarso acolheu em 04-02-2019 à noite duas novas crianças, que nos foram encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude. É uma menina de 07 anos e um menino de 09 anos.

Pela manhã já tínhamos recebido uma adolescente de 15 anos e à noite chegaram as duas crianças. Imaginem a dinâmica da nossa turminha, interagindo, conversando, brincando e conhecendo melhor os novos irmãos do coração.

O trabalho no Lar é ininterrupto, intenso e de muita responsabilidade, mas lá no fundo propicia uma indescritível alegria do dever cumprido na consciência de todos que, direta ou indiretamente, somam nessa Corrente do Bem.

O Lar continuará sendo um oásis de esperança na vida de crianças e adolescentes. O nosso lema é “reconstruindo vidas com amor”.

Agradecemos o vital apoio de vocês.

Acolhida uma nova adolescente

O Lar Paulo de Tarso acolheu em 04-02-2019 pela manhã uma nova adolescente, que nos foi encaminhada pelo Juizado da Infância e Juventude. É uma jovem de 15 anos de idade.

Ela chegou, tomou banho, almoçou e em seguida foi para o início do ano escolar. Já está se adaptando ao Lar, interagindo com tranquilidade com os seus novos irmãozinhos do coração. Tudo caminhando em paz.

Já foram iniciadas todas as medidas protetivas nos seus mais variados aspectos. Ela será muito amada assim como todos os demais.

Agradecemos o apoio de todos vocês nessa Corrente do Bem. Que Deus nos inspire!

Acolhida uma nova criança

O Lar Paulo de Tarso acolheu em 22-01-2019 à tarde uma nova criança, que nos foi encaminhada pelo Conselho Tutelar. É um menino de 04 anos de idade.

Ele está fazendo uma rápida integração, brincando com os demais como se já fossem conhecidos de muito tempo. Tudo caminhando naturalmente.

Um dado curioso e reflexivo: pela manhã, sem que ainda ninguém soubesse da chegada da nova criança, pois o Lar só foi comunicado no período da tarde, outro menino de 04 anos, que já mora conosco, disse para a psicóloga de que hoje chegaria um amigo dele para morar no Lar, inclusive especificando o nome. No período da tarde chegou o tal amiguinho, exatamente com o nome dito por ele.

Iniciam-se agora todas as medidas protetivas com o nosso mais novo filho do coração. Ele com certeza também será muito amado.

Agradecemos o apoio de todos vocês nessa Corrente do Bem. 

Cuidar de quem cuida

O Lar Paulo de Tarso iniciou em 22-01-2019 uma “Capacitação para Cuidadoras Infantojuvenis”. A mesma tronou-se viável devido à doação financeira realizada pelo Instituto FAR / Grupo Hinode com sede na cidade de Barueri-SP.

A Capacitação terá uma carga horária total de 50 horas, sendo cumprida em um período de cinco meses. O conteúdo abordará temáticas pertinentes e atuais, como exemplo: O papel da Cuidadora; Compreendendo o universo infantojuvenil; A importância do brincar; Desenvolvimento infantojuvenil; Compreendendo as consequências dos traumas, situações de violência e vulnerabilidade na infância e juventude; Resiliência; O relacionamento adulto -criança/adolescente; Como colocar limites com amor; Bases para uma comunicação não violenta; A construção de espaços preparados; Desenvolvimento da autonomia; Como contribuir na construção de referências positivas para a criança e o adolescente.

A Capacitação tem como instrutora a psicóloga Lívia Pedrosa. A coordenação técnica do evento está com a psicóloga Mariana Vieira, que faz parte da equipe do Lar. As atividades ocorrem em espaço gentilmente cedido pelo Núcleo Espírita Auta de Souza (NEAS). 

O Lar Paulo de Tarso agradece a todos os envolvidos. Continuemos "Reconstruindo vidas com amor".


"O amor não é apenas um sentimento, é acima de tudo uma ação".  - Provérbio Judaico

------------------------------------------------------------------------
Clique aqui e saiba como colaborar com o Lar Paulo de Tarso
------------------------------------------------------------------------