INÍCIO
LAR PAULO DE TARSO: UM OÁSIS DE ESPERANÇA
Clique aqui e veja o vídeo oficial do Lar Paulo de Tarso.
LAR PAULO DE TARSO
"Ame a teu próximo como a ti mesmo e não faça aos outros
o que não quer que façam contigo".
- Jesus
O Lar Paulo de Tarso é um oásis de esperança. Foi fundado em 27 de maio de 1991 em ambiência espírita e fica localizado na Rua Jerônimo Heráclio, 479, Ipsep, Recife-PE.
Fazer o BEM é a nossa grande bandeira, onde em uma ampla diversidade, sem qualquer tipo de discriminação, todos se reúnem e colaboram na inadiável "causa das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social".
Como lema adotamos reconstruindo vidas com amor.
A nossa razão de existir é acolher de forma integral crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, somando com todos os que trabalham por uma sociedade fraterna e espiritualizada.
O nosso sonho é ser cada vez mais um lar que acolhe, sendo cada vez menos uma instituição que abriga.
Temos como valores éticos o sim à vida desde a concepção, a cultura de paz e a espiritualidade do ser.
Ao chegarem no Lar Paulo de Tarso, encaminhadas pelos Conselhos Tutelares e o Juizado da Infância e Juventude, todas as crianças e adolescentes recebem uma Educação Integral, que destacamos os seguintes pilares estruturantes: aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver.
O Lar é um espaço familiar, ético, fraterno, agradável e de promoção do desenvolvimento biopsicossocial e espiritual, independente do tempo em que elas necessitem dessa medida protetiva. É uma caminhada contínua em direção à espiritualidade do ser.
Ao longo desta história centenas de crianças e adolescentes já moraram conosco. No início a maioria chega relativamente insegura e receosa, pois é uma mudança repentina para uma nova realidade.
Aos poucos, com cuidado, carinho e diálogo, o sorriso e a alegria aparecem, mostrando que elas ainda são crianças e adolescentes, simplesmente crianças e adolescentes. E como todas, possuem os seus legítimos direitos e coloridos sonhos.
Cada uma delas possui uma história e demandas próprias. O tempo de moradia poderá ser dias, meses ou anos, mas durante esta vivência serão protegidas, cuidadas e educadas na sementeira do bem.
Essas são as nossas crianças e adolescentes, filhas e filhos do coração, que serão sempre amadas.
Agradecemos a Deus, aos trabalhadores, colaboradores, parceiros, doadores, associados, voluntários e à sociedade como um todo, que tornaram e tornam possível a construção desta estrada.
A nossa gratidão a todos vocês, que como verdadeiras "formiguinhas", sem nenhum destaque, somam na construção de um mundo mais fraterno e espiritualizado.
* Um Lar que acolhe
Em sintonia com a sua visão de "ser cada vez mais um lar que acolhe, sendo cada vez menos uma instituição que abriga", algumas atitudes foram implementadas:
- Evita-se utilizar a palavra abrigo, mas sim lar. Com isto, as crianças e adolescentes não se sentem deslocadas nos seus convívios sociais. Elas não são "crianças de abrigo", mas sim nossos filhos e filhas do coração. Uma "marquise" poderá abrigar um ser humano, mas jamais o acolherá;
- As pessoas não utilizam qualquer tipo de fardamento ou identificação pessoal, assim como ocorre com os responsáveis em qualquer outra residência, pois as mães dos amiguinhos deles não usam fardas ou crachás;
- As crianças e adolescentes ficam livres para chamarem os responsáveis de pai, mãe, tio, tia, avô, avó ou outra denominação;
- Valoriza-se a identidade de cada uma delas, propiciando pequenos armários individualizados, comemoração de aniversário de forma personalizada, entre outras ações;
- A casa não possui qualquer identificação específica, sendo mais uma no bairro ou na rua;
- Na área residencial (pátio, terraço, sala, quartos, banheiros, cozinha etc.), onde de fato as crianças e os adolescentes vivem no dia a dia, não existem quaisquer resquícios institucionais (quadro de avisos, relógio de ponto, cartazes, banners, entre outros). Tudo isto fica exclusivamente na área administrativa;
- A área administrativa se localiza totalmente na retaguarda da casa, sem ser invasiva no fluxo de convivência do lar, inclusive possuindo acesso lateral independente. Se uma das crianças levar um amiguinho para conhecer a sua casa, o mesmo não perceberá diferença alguma em relação a dele;
- São consideradas como prioridades diárias a “cultura de paz” e a “espiritualidade do ser”, sustentáculos indispensáveis a qualquer família.
* Relatos sobre o Lar Paulo de Tarso:
- Lar Paulo de Tarso - Um Oásis de Esperança -> Um detalhamento sobre a dinâmica das suas atividades. Clique aqui.
- Lar Paulo de Tarso - Um Relato de Perseverança no Bem -> Explicita a caminhada entre o dia do incêndio e o retorno para a casa reconstruída. Clique aqui.
* Reconhecimentos ao Lar Paulo de Tarso:
O Lar Paulo de Tarso compartilha com todos vocês, que somam diuturnamente pela "inadiável causa da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social", os reconhecimentos abaixo. O Lar soma lado a lado, sem qualquer destaque, com inúmeras pessoas e organizações que labutam diariamente por este ideal. Somos todos formiguinhas na construção da estrada do bem. No campo da fraternidade, um mais um é sempre mais que dois.
Estes reconhecimentos não pertencem ao Lar, mas sim à sociedade como um todo, a principal responsável pela nossa existência. O Lar pertence à sociedade. Por isto, eles estão sendo publicizados:
- Câmara Municipal do Recife - Certificado de Reconhecimento
- Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) - Medalha e Diploma
- Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT) - Medalha e Diploma
- UNESCO - Certificado de Reconhecimento
# Proteção às crianças e adolescentes #
- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) -> Clique aqui.
- Proteja contra a violência -> disque 100 ou procure o Conselho Tutelar. Segue a relação dos Conselhos Tutelares no Estado de Pernambuco.
- Adoção de crianças e adolescentes -> entre em contato diretamente com o Juizado da Infância e Juventude. Veja os passos para uma adoção, clicando aqui.
- Plano Decenal para a Primeira Infância do Recife (2020-2030) -> Clique aqui.
------------------------------------------------------------------------
Clique aqui e saiba como colaborar com o Lar Paulo de Tarso
------------------------------------------------------------------------